APF Lisboa, Tejo e Sado

A APF Lisboa, Tejo e Sado acompanha pessoas que fazem Trabalho Sexual, mas possui um âmbito mais alargado, abordando temas como a saúde sexual e reprodutiva e a prevenção de comportamentos de risco junto de diversas populações. Esta associação distribui ainda material preventivo, realiza rastreios para deteção de infeções sexualmente transmissíveis e presta apoio social e jurídico.

A Associação para o Planeamento da Família (APF) é o membro português da IPPF – International Planned Parenthood Federation, a federação que reúne associações de planeamento familiar em quase todos os países do mundo. A Associação para o Planeamento da Família (APF) é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a fornecer informações, recursos e apoio às famílias e comunidades como objetivo de promover e implementar ações que contribuam para a autonomia e autonomia reprodutiva das pessoas.

A APF foi pioneira na introdução do conceito de planeamento familiar na população portuguesa, tendo desenvolvido uma vasta rede de informação e serviços sobre a sexualidade e a reprodução humana. A APF tem como principais áreas de trabalho: a educação para a sexualidade e a saúde reprodutiva; o planeamento familiar; o acesso a métodos contracetivos; o apoio ao aborto legal; a investigação e o acompanhamento de tendências na sexualidade humana. A APF oferece informação, serviços e programas gratuitos ou a custo reduzido, dirigidos a públicos-alvo diversos: jovens, adultos, casais, profissionais da saúde, professores e outros. Estes programas e serviços são disponibilizados através de consultas, serviços de aconselhamento, programas de formação, publicações, websites e outras plataformas digitais.

A APF abrange cinco áreas principais de atuação: Educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva, Advocacia e Intervenção na Cidadania, Prestação de Serviços nas Áreas de Educação Sexual, Direitos e Saúde Sexual e Reprodutiva, Formação e Apoio a Técnicos e Produção e Disseminação de Conhecimento. . As ações são desenvolvidas em colaboração com parceiros de diferentes áreas, incluindo unidades de saúde, serviços sociais, estabelecimentos escolares, universidades e organizações da sociedade civil. 

Na APF são realizados testes a infeções sexualmente transmissíveis. Rastrear infeções é uma maneira importante de prevenir o uso incorreto de preservativos. Testes de diagnóstico rápido e exames regulares para deteção de infeções sexualmente transmissíveis, como o HIV, a gonorreia, a clamídia e a sífilis, são fundamentais para garantir que as pessoas tomem as medidas necessárias para prevenir ou tratar infeções.

Sede: Rua Eça de Queiroz, nº 13 – 1º, 1050-095 Lisboa – Zona do Conde

Contacto: 213832392

Email: [email protected]

Website: http://www.apf.pt/quem-somos/delegacoes/apf-lisboa-tejo-e-sado