Centro Comunitário de Esmoriz – Projeto Dá a Volta!

Desde novembro de 2008, o projeto Equipa de Rua Dá a Volta! tem sido cofinanciado pelo SICAD (Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências do Ministério da Saúde) e incluído no Programa de Respostas Integradas do concelho de Ovar. Esta iniciativa pretende contribuir para a redução de riscos, através da saúde pública, dirigida a indivíduos com comportamentos aditivos e de dependência, assim como pessoas trabalhadoras do sexo na área do concelho de Ovar.

A Equipa de Rua Dá a Volta! é um projeto social pioneiro que utiliza um modelo de intervenção de proximidade centrado nas pessoas e nas suas necessidades, que procura estabelecer um relacionamento direto e próximo entre os profissionais de diversas áreas e as comunidades mais vulneráveis. As equipas desenvolvem o seu trabalho nos locais em que se pessoas se movem e vivem, estabelecendo laços de respeito e confiança, que permitem trabalhar diversas áreas para resolver problemas específicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Esta abordagem promove o diálogo e o entendimento entre as partes envolvidas, o que permite o reforço de capacidades para a resolução de problemas e a redução da desigualdade social.

A equipa tem um compromisso com os princípios fundamentais da Redução de Riscos e Minimização de Danos, nomeadamente o pragmatismo e humanismo, com foco na educação e disponibilização de recursos que ajudam as pessoas a tomar decisões informadas e responsáveis relativamente aos seus hábitos e à sua saúde.
Neste sentido, os técnicos da Equipa de Rua Dá a Volta! trabalham em estreita colaboração com comunidades locais para identificar as necessidades específicas de cada pessoa, e dessa forma, oferecer um apoio abrangente. Isso inclui desde a prestação de serviços de saúde mental e atenção primária, e diversos apoios, como educação para a saúde e a prevenção de riscos, encaminhamento para estruturas de saúde da comunidade, acompanhamento às Equipas de Tratamento/Unidades de Desintoxicação/Comunidades Terapêuticas, fornecimento de snacks e roupas, troca de seringas (integrado no Programa de Troca de Seringas) e folhas de estanho, distribuição de preservativos masculinos/femininos e lubrificantes, cuidados médicos (enfermagem, rastreio ao VIH/Sida, rastreio da Sífilis, administração de vacinas, terapêutica medicamentosa), também a toma assistida de metadona, acompanhamento psicossocial, advocacy, encaminhamento e seguimento a serviços sociais e de saúde.

O projeto assume uma postura de tolerância e aceitação relativamente às opções de vida da sua população, procurando, contudo, ajudar os indivíduos com comportamentos aditivos e de dependência e/ou trabalhadores do sexo a minimizar os danos causados a si mesmos e nos outros.

Sede: Av. Joaquim Oliveira e Silva, n.º 179-A, 3886-909 Esmoriz

Contacto: 915135439

Email: [email protected]

Website: http://ccesmoriz.pt/