Associação Abraço — Delegação Norte

A Associação Abraço tem como missão promover a saúde e bem-estar das pessoas que vivem com VIH/SIDA, bem como das suas famílias, para além de criar um ambiente de apoio e solidariedade, onde as pessoas afetadas se sintam acolhidas e não estigmatizadas.

A delegação Norte da Associação Abraço situa-se na cidade do Porto e desenvolve ações de prevenção para a redução do número de novos casos de infeção pelo VIH. Estas ações incluem a realização de testes de deteção de VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis como a hepatite B e C ou sífilis, o acompanhamento de pessoas infetadas e a realização de campanhas de sensibilização.

O centro de rastreio da delegação Norte da Abraço – Delegação Norte conta com uma equipa de profissionais de saúde qualificados, que trabalha em estreita colaboração com outras entidades públicas, como hospitais, centros de Saúde da cidade do Porto, e outras organizações, para garantir que os direitos e necessidades das pessoas afetadas sejam devidamente atendidas.
Estão estabelecidas parcerias com outras entidades, como o Centro de Saúde de São Mamede e o Centro de Saúde de Santo Ildefonso, para melhorar os serviços de prevenção e reduzir o número de novos casos de infeção pelo VIH.

Para além do rastreio e referenciação, é disponibilizado o acesso a medicação preventiva como o PPE e a PrEP. A PrEP (profilaxia pré-exposição) é um método de prevenção do HIV que envolve o uso regular de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infeção pelo HIV. A PrEP é recomendada a pessoas em alto risco de infeção pelo HIV. A profilaxia pós-exposição (PPE) é um método de prevenção do HIV que envolve o uso de medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV sendo que é recomendada para pessoas que tiveram contacto sexual desprotegido com alguém que é HIV positivo ou para aqueles que tiveram contacto com sangue ou fluidos corporais que podem conter o HIV. Esta medicação deve ser iniciada o mais rápido possível, geralmente dentro de 72 horas da exposição.

Todos os serviços são gratuitos e o rastreio realizado de forma anónima e confidencial.

Ao longo dos seus anos de atuação, esta associação tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH, bem como das suas famílias.

Sede: Rua de Vila Nova, n.º 315, 4100-504 Porto

Contacto: 223756655

Email: [email protected]

Website: https://abraco.pt/