APF Alentejo – Projeto Proximus Litoral 

Desde 2014 que a APF Alentejo disponibiliza serviços a pessoas que fazem Trabalho Sexual no Alentejo através do Projeto Proximus Litoral. Este projeto privilegia o atendimento e aconselhamento no âmbito da Saúde Sexual e Reprodutiva, a distribuição de material preventivo e a realização de rastreios a infeções sexualmente transmissíveis.

O projeto Proximus Litoral é financiado pela DGS e decorre na região do Alentejo Litoral, que integra os concelhos de Grândola, Alcácer do Sal e Sines. Este projeto da Associação para o Planeamento da Família (APF) tem como alvo pessoas trabalhadoras do sexo, migrantes, minorias étnicas e outras pessoas mais vulneráveis. O seu principal objetivo é disponibilizar testes rápidos de diagnóstico de VIH, hepatite B, hepatite C e sífilis através da sua unidade móvel.

A equipa do projeto assegura não só o rastreio de infeções, como também o encaminhamento dos casos reativos para o Sistema Nacional de Saúde para confirmação do diagnóstico e sempre que necessário assegurar o tratamento.
A equipa faz também a distribuição de material preventivo como preservativos e lubrificantes e folhetos informativos.
Outras atividades do projeto incluem aconselhamento psicossocial e implementação de atividades de informação e comunicação sobre saúde sexual e reprodutiva.

Para além das PTS as populações em risco de exploração sexual também fazem parte da população-alvo do Proximus, por essa razão, o seu leque de parcerias inclui diferentes associações comunitárias e estatais. No âmbito deste trabalho o projeto gere as Equipas Multidisciplinares Especializadas (EME) e o centro CAP de acolhimento e proteção de mulheres vítimas de tráfico de pessoas e os seus filhos menores. Os serviços resultam de um contrato celebrado entre a APF, o Instituto de Segurança Social, IP, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), o Ministério da Administração Interna e o Ministério da Justiça.

O Projeto Proximus Litoral visa também promover a igualdade de género, combater a discriminação e a violência baseada no género. Os seus objetivos são alcançados através de iniciativas de sensibilização, educação e consciencialização. 

Sede: Rua de Serpa Pinto n.º 111, 7000-537 Évora

Contacto: 266785018 | 914327339

Email: [email protected] | [email protected]

Website: http://www.apf.pt/-alentejo