Associação Existências – Projeto Adão e Eva II

A Associação Existências desenvolve ações de acompanhamento de pessoas que vivem com o VIH/SIDA e outras IST, através do projeto Adão e Eva II, cujo principal objetivo é a redução da transmissão do VIH e de outras infeções sexualmente transmissíveis entre pessoas adultas. O Projeto desenvolve desde 2004 várias atividades que pretendem melhorar o conhecimento sobre o VIH/SIDA e outras IST, promover a adoção de comportamentos preventivos e responsáveis, assim como a prevenção da transmissão destas infeções.

O Projeto Adão e Eva II, cofinanciado pela Direção-Geral da Saúde, promove e realiza o rastreio de VIH e de outras Infeções Sexualmente Transmissíveis através de testes rápidos. Em cada sessão de rastreio são promovidos o aconselhamento sexual e a referenciação para cuidados de saúde dos casos reativos. Além disso, o projeto Adão e Eva II procura promover ações de sensibilização e informação para grupos diretamente afetados pelo VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), como pessoas trabalhadoras do sexo e homens que têm sexo com homens, desenvolver ações de sensibilização e informação para o público em geral, sobre os cuidados de saúde que devem ser tomados para prevenir o VIH/SIDA e outras IST’s.

O projeto realiza um trabalho de proximidade no terreno através da sua equipa móvel, que permite desenvolver uma rede de suporte na comunidade e estabelecer conexões com grupos específicos e públicos-alvo. Neste trabalho de outreach são privilegiadas as relações interpessoais e as respostas imediatas, através da rede de parcerias estabelecidas. A equipa em outreach presta apoio psicossocial, distribui material preventivo, nomeadamente preservativos externos e internos, gel lubrificante e material assético para consumo de drogas, promove e realiza de forma anónima e confidencial testes de diagnóstico de VIH e outras IST e nos casos reativos faz a referenciação atempada para o Sistema Nacional de Saúde.

Ao longo dos anos, a associação tem-se dedicado a várias áreas, nomeadamente a saúde mental, a dependência de substâncias, a saúde sexual, a violência doméstica, a inclusão social e a educação para a saúde. Por outro lado, a Existências tem procurado desenvolver ações de formação na comunidade, para profissionais de saúde e público jovem.

 

 

Sede: Avenida Emídio Navarro, n.º 81 – 2.º A, 3000-151 Coimbra

Contacto: 239837033 | 965592651

Email: [email protected]

Website: https://www.existencias.net/