SAOM – Conta’to

A equipa de Redução de Riscos e Minimização de Danos designada por CONTA’TO é promovida pela SAOM (Serviço de Assistência Organizações de Mari) e financiada pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), um serviço de saúde pública especializado na prevenção, tratamento e reabilitação dos problemas relacionados com o consumo de álcool, outras drogas e comportamentos aditivos. 

O SAOM é uma organização privada de solidariedade social fundada em 1976 pelo Dr. João Rebello de Carvalho. Esta entidade oferece diversos serviços com o intuito de promover a reintegração social e o apoio aos idosos e jovens. Ao oferecer esses serviços, o SAOM visa melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, proporcionando-lhes autonomia e integração na sociedade.

Os serviços disponíveis para as pessoas utentes do SAOM funcionam numa lógica de equipa de rua e também em centro fixo e incluem o alojamento, atividades de lazer, apoio social, orientação para a vida diária, alimentação, oficinas de formação e assessoria jurídica. Estes serviços estão disponíveis para pessoas idosas e jovens em situação de vulnerabilidade, através da celebração de contratos com entidades públicas e privadas.

A equipa é composta por trabalhadores com experiência e formação específica na área de toxicodependência, saúde mental e áreas relacionadas. Os serviços prestados pela equipa incluem a distribuição de material de prevenção, a realização de testes rápidos de HIV e sífilis, o aconselhamento e o acompanhamento de utentes com problemas de toxicodependência e saúde mental, assim como a realização de intervenções terapêuticas. Além disso, a equipa desenvolve também atividades de sensibilização junto das comunidades locais, promovendo a educação sobre riscos relacionados com as drogas e a saúde mental. Esta equipa tem ainda como objetivo promover a inclusão social de utentes com problemas de toxicodependência, proporcionando-lhes formação para o emprego e capacitando-os para o regresso ao mercado de trabalho.

Sede: Rua da Bainharia n.º12, 4050-416 Porto

Contacto: 910500085

Email: [email protected]

Website: http://www.saom.pt