Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” – Delegação Coimbra

A Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”(FPCCS) – Delegação Coimbra é uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal a prevenção do VIH/SIDA e o apoio às pessoas que vivem com o vírus. Desde a sua criação, em 1993, a Fundação desenvolve um trabalho de sensibilização para a prevenção da infeção, bem como ações de apoio a pessoas portadoras do vírus HIV e às suas famílias. A Delegação de Coimbra desenvolve ações de formação e aconselhamento sobre prevenção, realização de testes de HIV e acompanhamento médico e psicológico.

Em 2001 a FPCCS criou o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ). Os centros CAOJ incluem uma equipa multidisciplinar constituída por pessoal médico, enfermeirXs, psicólogXs, assistentes sociais, técnicXs escolares e de instituições de saúde, que desenvolvem diversas atividades de prevenção e informação relativamente ao VIH/Sida, abrangendo as áreas da sexualidade, da saúde emocional, da saúde mental e da saúde física.

O Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra procura promover a autonomia dos jovens e a responsabilidade na tomada de decisões, esclarecendo a realidade sobre o VIH/Sida, informando sobre formas de prevenção e ajudando a desenvolver estratégias protetoras. O Centro oferece também serviços de orientação profissional, jurídica, psicológica e social, para apoiar os jovens.

Através deste projeto são desenvolvidas atividades de educação para a saúde, baseadas na abordagem de temas centrais, tais como a sexualidade, a prevenção da infeção VIH/SIDA e o consumo de substâncias psicoativas, para que os participantes possam desenvolver competências pessoais e sociais. Estas atividades serão realizadas através de oficinas, palestras, debates, jogos e outras metodologias lúdicas que possam estimular o envolvimento dos participantes e despertar o interesse e o conhecimento sobre vários temas.

 

Sede: Avenida Bissaya Barreto, nº 52, 3000-075 Coimbra

Contacto: 239 842 131

Email: [email protected]

Website: http://www.fpccsida.org.pt/