Programa Autoestima – Centro de Aconselhamento de Braga

O Autoestima é um programa regional integrado no Serviço Nacional de Saúde, presente no Norte de Portugal dispondo de duas unidades móveis e dois Centros de Aconselhamento.

Este programa realiza um trabalho de proximidade, visitando regularmente bares, apartamentos e vivendas, ruas e estradas com as suas unidades móveis. Nos centros de Aconselhamento o atendimento é realizado num ambiente acolhedor, por uma equipa multidisciplinar.

Todos os serviços prestados no âmbito do Programa Autoestima são anónimos, confidenciais e gratuitos. O programa conta com uma método de abordagem multissectorial, para a prevenção e o tratamento de doenças como o álcool, as drogas, as infeções sexualmente transmissíveis e outras doenças crónicas. Além disso, o programa tem como objetivo a promoção da integração social e a prevenção da exclusão social.

O programa tem como principal objetivo prevenir e reduzir a incidência de infeções sexualmente transmissíveis (IST) entre pessoas trabalhadoras do sexo, parceirXs e clientes, assim como promover o seu bem-estar geral. Esta abordagem holística promove também a autoconfiança, a autoestima e o acesso a serviços de saúde e de apoio social. Desta forma, o Autoestima tem contribuído para melhorar a saúde e o bem-estar dos trabalhadores do sexo.

A Programa Autoestima de Braga é uma organização que oferece também atendimento psicológico e terapia a pessoas com dificuldades emocionais e psicológicas. Os outros serviços prestados incluem consultas médica e de ginecologia, vacinação (tétano e hepatite B), distribuição de preservativos e gel lubrificante e rastreio do cancro do colo do útero e da mama. O Programa Autoestima de Braga funciona no seguinte horário, de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00.

Sede: Praceta do Vilar S/N 4710-453 S. Victor – Braga

Contacto: 253278206

Email: [email protected]

Website: http://www.arsnorte.min-saude.pt/promocao-da-saude/autoestima