Equipa de Intervenção Directa – Florinhas do Vouga

A IPSS – Florinhas do Vouga é uma Instituição Diocesana de Superior Interesse Social, fundada em 6 de outubro de 1940 por iniciativa do Bispo D. João Evangelista de Lima Vidal, a quem se deve a criação de obras similares. Estra entidade conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro e da Diocese de Aveiro, bem como das entidades públicas e privadas que lhe dão o seu apoio. 

A Florinha do Vouga é uma unidade de intervenção direta que atua junto da população socialmente excluída e as suas famílias e, de uma forma geral, junto de comunidades afetadas pelo fenómeno da toxicodependência. Nos últimos anos também começou a intervir com pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas trabalhadoras do sexo e pessoas com doença mental.
A Equipa de Intervenção Direta Florinhas do Vouga visa contribuir para a prevenção primária e secundária da toxicodependência, através da identificação precoce e intervenção junto da população que se encontra em risco de consumo de substâncias psicoativas (SPAs). Esta equipa é composta por profissionais especializados, como técnicos e psicólogos, que atuam nas áreas de saúde mental, da toxicodependência e do desenvolvimento social.

Os profissionais desta equipa trabalham com várias abordagens, como aconselhamento, orientação e terapia, de forma a contribuir para a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis e para a promoção da saúde sexual, através da distribuição de material preventivo como preservativos e gel lubrificante, e a realização de rastreios a infeções sexualmente transmissíveis. Para além destes serviços oferece apoio psicossocial para ajudar todas as pessoas com questões de saúde mental.

Para além de pessoas afetadas pelo fenómeno da toxicodependência, a entidade garante a preservação e a promoção dos direitos das pessoas mais carenciadas e vulneráveis, oferecendo serviços sociais a crianças, jovens e adultos, através de atividades lúdicas, culturais e educativas, bem como serviços de saúde. Possui também respostas sociais que asseguram o acolhimento e o bem-estar de idosos em situação de dependência ou fragilidade.

Sede: Rua de Espinho n.º31,  3810-114 Aveiro

Contacto:  963727023 / 234482235

Email: [email protected]

Website: http://www.florinhasdovouga.pt/