GAT Checkpoint LX

O Grupo de Ativistas em Tratamentos – GAT Checkpoint LX é um centro de base comunitária situado em Lisboa e dirigido a homens que têm sexo com homens (HSH), que oferece serviços de saúde e aconselhamento, sessões de apoio em grupo e notificação anónima de parceiros.

O GAT Checkpoint LX fornece testes rápidos para a deteção de infeções sexualmente transmissíveis (IST’s), incluindo sífilis, HIV, hepatite B e C, clamídia e gonorreia. Além disso, também oferece orientação sobre o uso adequado de preservativos e para a prevenção das infeções para além de informações sobre a prevenção de HIV através do uso da PPE e PrEP e por fim aconselhamento sobre comportamentos de risco.

Os serviços do Checkpoint LX são dirigidos à população HSH, mas também são disponibilizados de forma gratuita para a comunidade em geral os serviços de prevenção e controle de infeções, como material preventivo e vacinas contra hepatite B ou outras. A distribuição gratuita de preservativos internos e externos e saquetas de gel lubrificante à base de água, faz parte de uma estratégia importante para a promoção da saúde sexual e reprodutiva. O uso de preservativos e lubrificantes à base de água pode reduzir significativamente o risco de contrair e transmitir doenças sexualmente transmissíveis. Os serviços de saúde sexual incluem os rastreio e a referenciação dos casos reativos para hospitais do Sistema Nacional de Saúde. 

No centro de atendimento, também são disponibilizadas consultas médicas de rotina, abrangendo para além de medicina clínica, cuidados de saúde mental e emocional. O GAT Checkpoint LX tem apoio psicológico e social através de grupos de apoio, que ajudam os homens HSH a enfrentar e lidar com questões relacionadas à saúde sexual. 

Uma das principais valências deste centro é o aconselhamento por pares dirigido por pessoas que vivem com o VIH e para pessoas com diagnóstico recente para a infeção pelo VIH. Esta abordagem permite ajudar as pessoas a refletir sobre as suas próprias experiências, a compartilhar as suas preocupações e encontrar soluções para os problemas num ambiente seguro e livre de estigma ou preconceito.

Sede: Travessa do Monte do Carmo, nº.2, 1200-277 Lisboa

Contacto: 910693158

Email: [email protected]

Website: https://www.checkpointlx.com/

Facebook: https://www.facebook.com/GATPortugal

Instagram: www.instagram.com/gat.espaco.intendente/?hl=pt