Emprego Primeiro – Porta Aberta

O projeto Emprego Primeiro – Porta Aberta | Agência de Empregabilidade é uma resposta integrada cujo objetivo é prestar apoio ao nível da empregabilidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esta resposta integrada tem em conta a abordagem multissetorial e a mobilização de recursos e parcerias com entidades públicas, privadas, organizações da sociedade civil e a participação ativa dos beneficiários do projeto. O Porto Aberta conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais, que estão disponíveis para prestar um serviço personalizado e acompanhamento ao longo do percurso profissional. 

O projeto tem como público-alvo populações vulneráveis, nomeadamente consumidores de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, pessoas em situação de sem-abrigo, trabalhadorXs do sexo e migrantes. O projeto utiliza um modelo de intervenção integrado cujas bases de atuação assentam na metodologia de Emprego Apoiado e na Abordagem da Redução de Riscos e Minimização de Danos (RRMD). A metodologia de Emprego Apoiado é uma abordagem de longo prazo que visa a inclusão dos indivíduos em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho por meio de atividades de orientação e apoio. A abordagem de RRMD pretende reduzir os riscos e danos associados ao uso de drogas entre os indivíduos em situação de vulnerabilidade.

As valências do projeto incluem estimular a integração dos grupos vulneráveis na sociedade através do acesso a serviços básicos, como educação e formação profissional, bem como programas de aconselhamento e apoio que lhes permitam desenvolver as suas competências e habilitações para o emprego. As atividades da entidade incluem também, a promoção do emprego junto de grupos vulneráveis através da criação de oportunidades de emprego e formação profissional adaptada às necessidades de cada grupo, e estabelecer parcerias com empresas para criar vagas de trabalho e oferecer serviços de aconselhamento profissional.

A promoção da empregabilidade destes públicos visa criar condições e meios para que as pessoas consigam desenvolver competências profissionais, qualificar-se para o emprego e obter um emprego sustentável. Neste âmbito, são promovidas ações de formação e capacitação profissional, apoio à procura de emprego, apoio à integração social, acompanhamento psicossocial, orientação profissional, acesso a bolsas, subsídios e outros apoios financeiros, promoção de atividades de empreendedorismo e desenvolvimento de competências.

Os beneficiários do projeto têm acesso a um atendimento individualizado e aconselhamento profissional que lhes permite desenvolver a sua carreira e melhorar as suas hipóteses de empregabilidade, obtêm também apoio na identificação de oportunidades de emprego e na preparação para entrevistas, apoio na elaboração e revisão de currículos, acompanhamento no processo de candidatura e acompanhamento no primeiro emprego e oferta de formação profissional para aquisição de competências.

O projeto é financiado pela CM Lisboa e dinamizado pela Associação Bairros.

Sede: Casa dos Presidentes, Rua Gualdim Pais n.º89, 1900 – 245 Lisboa

Contacto:216064770|932448395

Email: [email protected]

Website: [email protected]

Facebook: https://www.facebook.com/Portaaberta.agenciadeempregabilidade/

Intagram: www.instagram.com/porta_aberta.agencia/