Associação Abraço-Delegação Lisboa

A delegação de Lisboa é uma das 6 delegações da Associação Abraço, uma entidade de apoio a pessoas que vivem com VIH/SIDA.

Fundada em 1991 com o intuito de prestar apoio a pessoas infetadas pelo VIH, a associação pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com VIH/SIDA. Além disso, a associação também desenvolve ações de sensibilização e prevenção, incluindo campanhas, debates e palestras. A associação conta com o trabalho voluntário de profissionais que atuam na área da saúde, como médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais da área.

Este projeto atua três vertentes principais: saúde, educação e apoio social. Um dos principais serviços é o teste rápido ao VIH e outras IST’s, um exame que utilizado para detetar em poucos minutos infeções por vírus como o HIV, hepatite B, hepatite C e sífilis, um teste simples, geralmente feito numa única visita, e os resultados divulgados em minutos. Numa única sessão são realizados o pré e pós-aconselhamento, momentos em que a pessoa pode receber informação e orientação para o acesso a cuidados de saúde, prevenção de infeções e outras. O resultado é divulgado em poucos minutos.
Na associação também pode ser prestado acompanhamento social por profissionais da área assistencial para acompanhar e apoiar pessoas e famílias que convivem com VIH, e que enfrentam situações de vulnerabilidade e necessidade social, mas também acompanhamento clínico que envolve acompanhar a saúde de uma pessoa ao longo do tempo, com a finalidade de prevenir doenças, detetar precocemente problemas de saúde e melhorar o bem-estar físico e mental.

A delegação de Lisboa está comprometida em prestar serviços de qualidade a todas as pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana e outras infeções sexualmente transmissíveis, independentemente da sua origem, género, orientação sexual, idade, etnia, religião ou outras características pessoais. 

O trabalho desenvolvido tem o propósito de promover e melhorar as condições hospitalares e apoiar, a nível psicológico, social e material, pessoas infetadas pelo VIH/SIDA e as suas famílias, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

 

Sede: Largo José Luís Champalimaud, n.º 4A, 1600-110 Lisboa

Contacto: 217997500

Email: [email protected]

Website: https://abraco.pt/