Emprego e Formação

Se tens interesse em investir no teu desenvolvimento pessoal e profissional, tens aqui algumas dicas que podem ser úteis se fores a uma entrevista de emprego ou se pretendes melhorar o teu currículo. Também podes consultar alguns websites com ofertas de formação e de emprego. Como trabalhadorX do sexo lidas com muitas pessoas com personalidades diversas. Este contacto faz com que desenvolvas várias competências de comunicação, negociação e gestão que podem ser úteis em diversas profissões. Se tens vontade de mudar de trabalho podes sempre agendar uma reunião connosco através do nosso formulário de contacto, para te auxiliarmos nesse processo.

Índice

Emprego

O Trabalho Sexual pode ser temporário ou definitivo. A escolha deve ser tua! Mas se tens vontade de iniciar outro trabalho, nós também podemos ajudar.

Vamos abordar alguns tópicos que te podem auxiliar nesse processo.

Websites para procura de emprego

Existem imensas plataformas onde podes procurar emprego. É importante que te inscrevas nas que conseguires e criares alertas, para que sejas permanentemente atualizadX das tuas ofertas de emprego.

Deixamos aqui algumas das plataformas mais fidedignas no mercado:

Fazer um Currículo Vitae (CV)

O CV é uma história resumida e objetiva do teu percurso académico e profissional, que fará com que a pessoa que o lê conheça melhor as tuas competências, incluindo as pessoais.

Índice

O CV é muito importante quando estás à procura de emprego. Não te podes esquecer, que, como tu, muitas outras pessoas concorrem à mesma oferta de trabalho. Normalmente, a primeira fase de seleção é a avaliação do currículo. Interessa, então, que o teu currículo esteja apresentável e que espelhe, porque é que deves ser tu umX dXs selecionadXs para a próxima fase do processo

Deixamos aqui dois websites com templares que podes usar para fazeres o teu CV. O mais conhecido é o Europass, mas nem todos os recrutadores consideram uma boa ferramenta. Deixamos aqui outro website onde podes pesquisar CV mais personalizados.

Ideias para organizares o teu Currículo Vitae (CV)

O teu CV deve:

  • Ter no máximo 3 páginas.
  • Conter uma fotografia adequada.
  • Contemplar os campos básicos como dados pessoais, resumo do percurso pessoal, académico e profissional, outras competências linguísticas e informáticas, interesses pessoais e outras atividades relevantes.
  • Conter apenas informações verdadeiras.
  • Apresentar a informação bem escrita e organizada.
  • Enumerar os acontecimentos por ordem cronológica.
  • Conter destacadas as experiências mais relevantes para a função a que te candidatas.
  • Conter palavras-chave relacionadas com a função em questão e cultura da empresa.

Entrevista de emprego

A entrevista de emprego é a fase onde deves demonstrar que és X candidatX ideal para a vaga a que te candidatas. Vais ter de responder a um conjunto de perguntas e o ideal é que te mantenhas calmX e assertivX, porque o objetivo é perceberem melhor quem tu és. É importante que, no dia anterior, estudes bem a empresa e a vaga a que te estás a candidatar. Além disso, tenta descansar bem para te sentires o mais relaxadX possível, no momento da entrevista.

Como te comportares numa entrevista de emprego

Numa entrevista de emprego esforça-te ao máximo para:

  • Seres pontual.
  • Saberes a quem te deves dirigir quando lá chegares (nome e função dX entrevistadorX).
  • Cumprimentares X entrevistador de acordo com o que elX espera de ti; para isso podes sempre esperar que seja elX a tomar iniciativa para perceberes de que forma quer ser cumprimentadX.
  • Não permitires que fatores externos te distraiam (como, por exemplo, o teu telemóvel).
  • Demonstrares que estás confiante, mantendo o contacto ocular e, até, não tendo problemas em assumir que estás nervosX; o importante é que te recomponhas.
  • Usares estratégias para diminuir o teu nervosismo, como, por exemplo, usares uma caneta na mão.
  • Demonstrares capacidade de te expressares corretamente.
  • Demonstrares que estás motivadX, lançando, até, perguntas pertinentes relativamente à empresa e à função.
  • Ser verdadeirX e transparente.

Formação

Independentemente do emprego que tenhas ou pretendas vir a ter, é ser importante investir na formação continuamente.

UmX trabalhadorX do sexo pode investir em matérias tão vastas como o comportamento humano, as infeções, finanças, entre muitas outras, que lhe permitem perceber melhor o seu trabalho, como trabalhar sem riscos e como melhorar o serviço que presta ao/à seu/sua cliente.

Se pretendes deixar o Trabalho Sexual ou apostar noutras áreas enquanto fazes Trabalho Sexual, podes frequentar formações de forma presencial ou online. Estas formações podem ser mais ou menos especificas, mais ou menos longas, depende tudo da tua disponibilidade.

Websites para cursos online

Existem cada vez mais cursos online a que podes aceder de forma gratuita e, assim aproveitar o tempo para apostar na tua formação. No geral, os cursos são gratuitos. Apenas tens de te registar na plataforma, fazer a inscrição no curso e esperar que comece na data agendada. Algumas plataformas permitem teres acesso a certificação mediante o pagamento de uma taxa. Deixamos aqui algumas das plataformas de formação mais procuradas para cursos online: