Blog Plano AproXima
O que é saúde sexual e reprodutiva?
Quais os comportamentos sexuais de risco e como evitar?
Método do muco: O que é, como fazer e eficácia na saúde reprodutiva
O que é saúde sexual e reprodutiva?
A saúde sexual e reprodutiva é um tema central para o bem‑estar individual e coletivo, mas continua a ser rodeado de dúvidas, tabus e desinformação.
Quais os comportamentos sexuais de risco e como evitar?
Comportamentos sexuais de risco são todos aqueles que, de alguma forma, aumentam o risco de contrair infeções sexualmente transmissíveis ou de uma gravidez indesejada. Usar métodos contracetivos de barreira, como o preservativo, é a melhor forma de termos sexo seguro.
Método do muco: O que é, como fazer e eficácia na saúde reprodutiva
O método do muco é uma técnica natural de planeamento familiar que se baseia na observação das alterações do muco cervical ao longo do ciclo menstrual.
Método do calendário: O que é e como fazer?
O método do calendário é uma das técnicas mais antigas de planeamento familiar natural. Baseia-se na observação e cálculo dos dias férteis do ciclo menstrual para evitar ou para procurar uma gravidez.
5 Medicamentos que cortam o efeito da pílula
A pílula contracetiva é um dos métodos de contraceção mais utilizados pelas mulheres em Portugal e no mundo. E é fácil perceber porquê, dada a sua grande eficácia. Mas há medicamentos que cortam o efeito da pílula, afetando os resultados na proteção contra uma gravidez indesejada.
O que é disfunção sexual? Causas e como afeta homens e mulheres
Falar em disfunção sexual feminina ou em disfunção sexual masculina não é a mesma coisa. As diferenças de género são relevantes e importantes para entender o que é mesmo isso da disfunção sexual.
Esqueci-me de tomar a pílula - o que devo fazer?
"Esqueci-me de tomar a pílula, e agora?" Esta dúvida é muito comum e afeta mais pessoas do que podes estar a pensar.
Adesivo contracetivo: o que é, como usar e onde comprar
O adesivo contracetivo é uma opção prática e eficaz para quem procura evitar uma gravidez sem ter de tomar todos os dias a pílula. Mas sabes como funciona e como se usa? Vamos explicar-te tudo.
Lubrificante natural: O que posso e não posso usar?
O uso de um lubrificante natural vai ajudar na penetração, tornando o ato sexual mais prazeroso e saudável. De entre os melhores temos o óleo de coco virgem e o aloe vera.
Porque o preservativo sai? Sabe como evitar que aconteça
O preservativo externo pode sair do pénis durante a relação sexual por ser mal colocado ou por estar em más condições. Pode ainda sair depois da ejaculação, ao retirar-se de forma errada.
Candidíase: o que é, tipos, sintomas e tratamento
Sabias que a candidíase não é considerada uma infeção sexualmente transmissível, embora possa ser transmitida por via sexual? Entende o que isto significa e vê como te podes proteger.
TPM: O que é, sintomas e tratamento
A TPM, ou Tensão Pré-Menstrual, é um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas. Mas não estás sozinhx se sentires mudanças físicas e emocionais durante o período, e podes seguir estas dicas para lidares com esses sintomas.
Como saber o tamanho do preservativo ideal?
Os preservativos vêm em muitas formas e tamanhos, o que pode complicar a escolha do modelo ideal. Por isso, vamos explicar-te como saber o tamanho do preservativo certo para ti.
Tudo o que precisas de saber sobre o lubrificante analgésico
O lubrificante analgésico ajuda a reduzir a fricção e a aliviar a dor em áreas sensíveis. Mas deve ser usado com muito cuidado! Entende porquê.
Como saber se o preservativo rompeu? Vê o que fazer se romper
Estás a perguntar-te como saber se o preservativo rompeu? Temos algumas dicas importantes para te dar.
Qual a probabilidade de engravidar com preservativo?
O preservativo é muito eficaz na prevenção da gravidez. A probabilidade de engravidar com preservativo é de apenas 2%, desde que este seja usado corretamente.
Alergia ao preservativo: que é, causas, sintomas e tratamento
A alergia ao preservativo manifesta-se por vermelhidão, comichão e erupções cutâneas no pénis, vagina ou corpo. Geralmente, estes sintomas aparecem em um ou dois dias depois da relação sexual.