Reduzir Riscos

Preservativos

O preservativo ou camisinha é um dos métodos contracetivos mais conhecidos em todo o mundo e dos mais eficazes para prevenir infeções transmitidas pela via sexual, mas também para evitar uma gravidez não planeada.

Aprende a escolher o melhor para ti, a colocar e o que deves fazer se rebentar.

Índice

O preservativo é um método de barreira eficaz na prevenção de infeções sexualmente transmissíveis. Além disso, é um material a que, normalmente, consegues aceder de forma fácil e gratuita. No território nacional existem algumas equipas que distribuem preservativos –  podes consultá-las neste mapa.

Preservativo- Método barreira

Como surgiu o preservativo?

Existem relatos da existência do primeiro preservativo na Idade Média, altura em que estes protetores sexuais eram feitos de linho, tripas de animais ou até de bexigas de peixe. 

Desde essa altura, muitas coisas evoluíram e, desde que se tornou possível produzir látex – por volta de 1920 – que surgiram os primeiros preservativos, mais confortáveis, finos e moldáveis.

Apesar de não ter tido grande impacto nos hábitos da época, com o aparecimento do fenómeno da SIDA, a implementação do uso do preservativo e a perceção dos seus benefícios na proteção contra o VIH foram inegáveis.

Nos dias de hoje, é possível encontrar preservativos de diferentes materiais, tamanhos, lubrificação diversa e até formas e cores que se adaptam a todas as situações.

Há vários métodos preventivos que podes usar para prevenires uma infeção. O preservativo externo (ou masculino) é o mais utilizado, mas existem outras opções, tais como o preservativo interno, por exemplo. 

Escolhe o melhor preservativo para ti


O preservativo que usas deve ser uma questão de escolha pessoal. É importante que te faça sentir confortável e protegidX durante a relação sexual.
 
Existem algumas opções mais viáveis para certas práticas:
 
  • Por exemplo, no sexo anal é importante que uses um preservativo extra-forte, porque é uma prática mais vigorosa e, por isso, requer um material mais resistente. O mesmo pode aplicar-se com umX parceirX sexual com um pénis grande.
  • No sexo vaginal ou anal é recomendado que não uses preservativos de sabores, porque podem criar irritação nessas zonas.
  • Por outro lado, usar um preservativo de sabores no sexo oral pode tornar a experiência mais agradável.

Dicas para garantir que o preservativo está em boas condições

Índice

  • Verifica sempre a data de validade.
  • Averigua o estado da embalagem: aperta-a para perceberes se tem ar. Se não tiver ar, é sinal de que a embalagem está perfurada, tal como pode, igualmente, estar perfurado o preservativo. Nesse caso, aconselhamos-te a usar outro.
  • Os preservativos ficam em más condições com a exposição ao calor e à luz solar. É importante que os guardes num local fresco. O porta-luvas do carro e a tua carteira não são os melhores locais para o fazeres.
O preservativo pode ser externo (mais conhecido como masculino) ou interno (usualmente chamado de preservativo feminino).
 
Embora seja mais comum o uso do preservativo externo, o interno pode ser uma mais-valia em certas situações:
 
  • Pode ser colocado até 8 horas antes de a relação sexual começar, enquanto que, para usares o preservativo externo, o pénis tem de estar ereto. Imagina que X teu/tua parceirX sexual tem dificuldades em manter a ereção no momento em que vais colocar o preservativo externo – tens aqui uma boa opção para contrariar isso.
  • Pode ser utilizado para proteger o sexo oral tanto na zona vaginal como na zona anal.
  • No caso das infeções que se transmitem pelo contacto, como o HPV e a sífilis, é mais seguro, porque protege uma área que o preservativo externo não cobre.
  • Se estiveres com o período, também é uma ótima opção, porque impede que o fluxo menstrual passe para a relação sexual.

Regras para evitares que o preservativo rebente

  • Nunca usar dois preservativos ao mesmo tempo (mesmo que sejam um interno e outro externo), porque estes roçam um no outro, o material aquece e há maior risco de rebentar.
  • Nunca uses lubrificantes gordurosos como a vaselina, óleos de massagens ou outros. Os lubrificantes devem ser compatíveis com o látex. Lubrificantes gordurosos fazem com que o látex aqueça, aumentando o risco de o preservativo rebentar.
  • Se usares produtos de base oleosa para massagem, antes da colocação do preservativo retira a gordura das tuas mãos.
  • Evita abrir a embalagem com os dentes, unhas ou outros objetos cortantes, para não danificares o preservativo.
  • Garante sempre que não fica ar na ponta e que o preservativo não fica todo puxado para trás. Durante a penetração, o pénis precisa de espaço para deslizar e no momento da ejaculação é necessário um reservatório para o esperma.
  • Se a relação sexual for duradoura, o ideal será substituíres o preservativo. Caso não seja possível, utiliza bastante lubrificante.

Como usar o preservativo durante o teu trabalho?

  • Não uses um preservativo que X cliente traga, a não ser que verifiques atentamente em que condições está. Além disso, é importante que sejas tu a colocar-lhe o preservativo, para evitar que haja alguma tentativa de sabotagem da prática segura.
  • Espera que o pénis esteja ereto para colocares o preservativo externo – caso contrário, não conseguirás desenrolar corretamente o preservativo, podendo este facilmente sair durante a penetração.
  • Se o cliente for não circuncisado, terás de puxar o prepúcio para trás antes de colocares o preservativo.
  • Se vais usar um preservativo externo, não uses lubrificante diretamente no pénis, porque pode fazer com que o preservativo escorregue e saia, aumentando o risco de ficar dentro de ti.
  • Se vais usar um preservativo interno, vai colocando lubrificante dentro do preservativo ou diretamente no pénis para tornar a relação mais confortável.
  • Se sentires que alguma coisa não correu bem na colocação do preservativo, retira-o e coloca outro. Leva o tempo que precisares e confia na tua intuição.
  • Se mudares de zona de penetração, tenta mudar de preservativo. Evita ao máximo passar do sexo anal para o vaginal ou oral sem trocares de preservativo.
  • O preservativo interno também pode ser utilizado na prática de fisting (penetração com mão e antebraço) e feeting (penetração com pé).
  • Usa sempre preservativo nos brinquedos sexuais e não os partilhes.

Preservativo feminino versus masculino

O preservativo feminino ou interno é um método contracetivo de barreira que foi inicialmente pensado para ser introduzido no interior da vagina, impedindo a troca de fluidos. No entanto, a sua utilização tem sido popularizada com sucesso entre a comunidade de homens que têm sexo com homens.

O preservativo interno possui algumas vantagens relativamente ao preservativo masculino ou externo.

O principal benefício é a possibilidade de ser colocado minutos ou até 8 horas antes da relação sexual. Desta forma, não é necessário esperar que o pénis esteja ereto, nem há necessidade de existir uma quebra para a colocação do preservativo.

Para as pessoas que sentem o pénis apertado ou algum desconforto ao usar o preservativo externo, o preservativo feminino pode ser uma excelente solução.

Muitas pessoas questionam-se sobre como colocar o preservativo feminino, mas, apesar da sua forma menos convencional, a maioria dos modelos consiste num tubo com um anel flexível em cada uma das extremidades: um dos anéis permite a inserção do tubo e impede que este saia do lugar, enquanto o anel da outra extremidade impede que o preservativo seja empurrado para dentro durante a relação sexual – o que o torna muito seguro.

Além disso, o facto de ser de poliuretano faz com que seja perfeito para as pessoas que são alérgicas ao látex.

O preservativo masculino, por outro lado, está mais popularizado e é mais fácil de colocar, desde que o pénis esteja devidamente ereto, mas também pode ser desconfortável e romper mais facilmente.

Quanto custa o preservativo feminino?

São poucas as farmácias que vendem este preservativo, mas encontra-se normalmente disponível nas sex shop.

Porém, o seu preço – que costuma variar entre os 2 e os 5€ – faz com que muitas pessoas não o utilizem, sendo muito mais caro do que o masculino.

O que recomendamos é que te dirijas a uma das associações e ONGs que se encontram no nosso mapeamento, porque a maioria distribui este material preventivo de forma gratuita, tal como acontece nos Centros de Saúde.

Como colocar o preservativo corretamente?

O ideal será treinares a colocação do preservativo num ambiente mais confortável, como, por exemplo, com alguma pessoa da tua confiança ou com um brinquedo sexual.

Passos recomendados para a colocação do preservativo externo:

Passo 1 para colocação do preservativo

1 – Abre a embalagem pela abertura fácil e NÃO uses os dentes, as unhas ou outros objetos cortantes.

Passo 2 para colocação do preservativo

2 – Verifica o lado correto do preservativo de forma a que, depois de desenrolado, a borda fique para cima.

Passo 3 para colocação do preservativo

3 – Aperta a ponta do preservativo com uma mão e desenrola-o com a outra, para que não fique com ar na ponta.

Passo 4 para colocação do preservativo

4 – Depois da ejaculação, segura o preservativo na base para evitar que fique dentro de ti.

Passo 5 para colocação do preservativo

5 – Retira-o cuidadosamente para evitar vazamentos.

preservativos-(4)
 

Passos recomendados para a colocação do preservativo interno:

p,externo (2)

1 – Abre a embalagem pela abertura fácil e NÃO uses os dentes, as unhas ou outros objetos cortantes.

 

p,externo (3)

2 – Aperta o anel interno ou esponja do preservativo, coloca-te numa posição confortável, introduz na vagina ou no ânus e empurra o mais fundo possível. O anel externo deve ficar fora do corpo. 

p,externo (1)

3 – Na primeira penetração ou quando mudas de posição, guia o pénis para que entre no sítio certo.

 

p,externo-(7)

4 – Depois da ejaculação, torce o anel externo (com, pelo menos, duas voltas) e puxa o preservativo para fora.

Passo 6 para colocação do preservativo

5 – Dá um nó e coloca no caixote do lixo.

 

O preservativo rebentou – e agora?

Quando o preservativo rebenta ou sai, ficas expostx a diferentes infeções que são transmitidas pela via sexual, mas também corres o risco de ter uma gravidez indesejada.

Primeiro, tanto tu como X cliente devem manter a calma. A boa notícia é que, agindo rapidamente, este risco pode ser reduzido e algumas infeções evitadas.

Preservativo rebentou

O ideal é que exista uma relação de confiança entre ti e X cliente. Se sim, podes perguntar abertamente se costuma ter relações de risco com outrXs parceirXs e se está disponível para fazer um teste de rastreio para infeções sexualmente transmissíveis.

Tenta saber o máximo de informação sobre as práticas dx cliente, porque, quando te dirigires ao hospital, o ideal é que expliques tudo ao/à médicX infeciologista, para que te possa ajudar da melhor maneira e indicar a PPE  ou a toma de um anticoncecional de emergência.

Quando o preservativo rebenta, é importante encontrares um local de rastreio, perto de ti, o mais rápido possível – vê o nosso mapa para descobrires onde podes receber apoio e fazer os testes.

O que não deves fazer quando o preservativo rebenta

Não laves, de imediato, a zona genital, anal ou oral. Apesar de ser uma atitude comum, tem mais riscos do que imaginas:

  • O jato de água pode criar microfissuras na pele, fazendo com que os microrganismos entrem mais facilmente no teu organismo e causem infeções;
  • As lavagens internas com jatos de água ou outros líquidos podem fazer feridas na mucosa vaginal ou anal, além de que empurram mais o sangue e o esperma para dentro, em direção ao útero, aumentando o risco de infeção;
  • Lavar os dentes pode criar fissuras na gengiva, fazendo com que bactérias ou vírus entrem no teu corpo.

O que deves fazer quando o preservativo rebenta

  • Em vez de lavar a zona genital, deves urinar logo após a situação de risco, porque a urina retira o esperma que possa estar perto da uretra.
  • Na sanita, bidé ou banheira, coloca-te de cócoras e faz força com os músculos pélvicos ou anais para expulsar todos os fluidos e o máximo de esperma. Não faças lavagens vaginais ou anais (duchas). Em vez disso, lava a parte exterior dos lábios vaginais e o ânus com água e sabão.
  • Cospe ou engole qualquer esperma que tenhas na boca. Manter esperma na zona bocal apenas aumenta o contacto deste com a mucosa e a probabilidade de infeção é maior. Se sentires necessidade, bochecha a boca com um elixir suave (sem álcool) ou água, apenas para refrescar.
  • Assim que possível (nunca após 48 horas), procura uma urgência hospitalar para fazeres os exames necessários e avaliarem a possibilidade de fazeres a PPE ou uma contraceção de emergência.