Reduzir Riscos

Dicas para clientes

És cliente de sexo pago? Xs trabalhadorXs do sexo a quem recorres estão a prestar um serviço e devem ser respeitadXs.

Podes encontrar aqui algumas dicas sobre como agir de forma a facilitar o negócio e fazer com que o momento seja agradável.

Se tiveres dúvidas contacta a Equipa do Plano AproXima através do nosso telefone ou formulário de contacto.

Torre jenga alusiva a Dicas para clientes

Como cliente, sempre que recorreres a um serviço de sexo pago, tem em conta algumas sugestões.

Estás a usufruir de um serviço profissional e não és, em momento algum, proprietáriX do corpo da pessoa que presta o serviço sexual, assim como não estás a viver uma história de amor. 

Lembra-te: se fores educadX e respeitares X trabalhadorX do sexo, serás melhor atendidX! Todos os serviços devem ser acordados por ambas as partes.

  • Tal como em qualquer profissão X trabalhadorX não deve ser vítima de assédio, discriminação ou preconceito e está protegidX pela legislação. Segundo a Constituição portuguesa: “Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei”.
  • Não, é não! Cada trabalhadorX do sexo tem os seus limites. estes devem ser respeitados. MuitXs trabalhadorXs do sexo, por exemplo, não beijam Xs clientes porque existem infeções como o herpes, gripe, sífilis e outras, que podem ser transmitidas. Deves respeitar a opção de cada trabalhadorX sem pressionar.
  • Aplica-te na higiene, é essencial tomar banho antes e depois da relação. Se X trabalhadorX do sexo se sentir mais à vontade após uma inspeção ao teu corpo e genitais, não te ofendas. Pode até ajudar-te a ver infeções que desconhecias.
  • Mesmo que tenhas os teus preservativos ou lubrificantes, não insistas se X trabalhadorX quiser usar o seu próprio material. Por norma cada profissional tem o seu próprio material preventivo para as diferentes relações (oral, vaginal ou anal). Desta forma asseguram a sua segurança e a tua.
  • Se o material dX trabalhadorX do sexo não se adaptar à tua fisionomia, por exemplo, se precisas de preservativos para pénis muito grande ou muito pequeno, e tens os teus próprios preservativos, negoceia a situação com X trabalhadorX.
  • Se houver algum acidente com o preservativo, isto é, caso este rebente ou saia durante a penetração, mantém a calma. Há técnicas que podem reduzir o risco e medidas como a PPE.
  • Tenta ser discretX e respeitar o espaço de trabalho. Pode haver vizinhos e a discrição e tranquilidade são importantes.
  • A confiança é essencial por isso se tiveres dúvidas pergunta. Xs trabalhadorXs do sexo são por norma pessoas informadas sobre os riscos, as infeções e qual a melhor forma de proteger a relação sexual.
  • Como cliente podes ser uma ajuda na identificação de casos de tráfico, exploração sexual ou outro tipo de violência. Em Portugal ser cliente de sexo pago não é crime, por isso não deves ter receio de recorrer às entidades competentes e denunciar situações de violência ou outras.