Infeções Sexualmente Transmissíveis

Gonorreia

Índice

Esta IST é facilmente transmissível através de sexo desprotegido. Nas mulheres, a gonorreia não tratada pode causar inflamação pélvica (temporária ou crónica) e, por consequência, infertilidade, bem como, por vezes, aumentar a probabilidade de gravidez ectópica. Nos homens, esta infeção pode gerar uma inflamação testicular conducente à infertilidade.

Bolhas alusivas aos sintomas de Gonorreia

O que é a gonorreia?

A gonorreia é uma IST facilmente transmitida através de sexo desprotegido.

Nas mulheres a gonorreia não tratada pode causar inflamação pélvica (temporária ou crónica) e por consequência infertilidade. Por vezes esta inflamação pode aumentar a probabilidade de gravidez ectópica.

Nos homens a inflamação testicular também pode causar infertilidade.

Índice

Quais os sintomas de gonorreia

Os sintomas podem surgir entre 2 a 14 dias após a infeção.

Algumas mulheres infetadas com gonorreia não têm sintomas. Quando surgem sintomas estes podem ser leves, inespecíficos e confundidos com uma infeção urinaria.

Os sintomas incluem:

  • Dor ou ardor ao urinar.
  • Corrimento vaginal anormal (com cor esverdeada, ou mau cheiro).
  • Sangramento entre períodos menstruais.
  • Febre.

Os homens também são por vezes portadores assintomáticos. Quando aparecem sintomas estes incluem:

  • Corrimento uretral (branco, verde ou amarelo).
  • Dor nas relações sexuais.
  • Prurido anal.
  • Sangramento.
  • Dor testicular e abdominal.
  • Febre.

A infeção retal tanto nos homens como nas mulheres inclui, prurido, corrimento, sangramento e dor que se estende para a zona intestinal.

Quando a gonorreia infeta a zona da garganta pode causar inflamação e dor, mas a maior parte das vezes não surgem sintomas.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem fazer o teste para despistar a gonorreia uma vez por ano, sempre que tenham relações sexuais sem preservativo ou quando apresentarem sintomas.

Se tens algum dos sintomas descritos, se algum dos teus parceiros foi diagnosticado com gonorreia recentemente ou se estás gravida ou a pensar engravidar, deves fazer o teste.

A gonorreia pode ser diagnosticada através de teste de urina, ou pela pesquisa da bactéria em amostras colhidas da uretra, reto, vagina ou faringe.

Como podes ser infetadX com gonorreia

A gonorreia pode ser transmitida através de fluidos trocados durante o sexo vaginal, anal ou oral, sem proteção.  Uma mulher grávida pode passar a infeção para O filhX durante o parto, nestes casos o bebe pode desenvolver cegueira e infeção generalizada.

Para te protegeres, deves usar o preservativo em todas as práticas sexuais.

Como tratar a gonorreia

Esta infeção é causada por uma bactéria e pode ser tratada com antibióticos ou com uma combinação de antibióticos.

Se não for tratada a gonorreia pode causar problemas graves nos locais infetados, normalmente os genitais, o reto, e a garganta, mas também certas mucosas como a ocular.

Os casos não tratados podem levar a que a bactéria consiga infetar o sangue e se espalhe por todo o corpo causando dermatites, artrite e até a morte.

Por norma Xs parceirXs das pessoas diagnosticadas são aconselhadXs a fazer também o tratamento.