Skip to main content

Jornadas PAR 2024

As Jornadas PAR Inter-equipas, organizadas pelo Plano AproXima, em Leiria, a 18 de setembro de 2024, abriram espaço para troca de ideias sobre Trabalho Sexual entre técnicxs, associações, coletivos de trabalhadorxs do sexo e outros intervenientes.

Através da metodologia World Café, as Jornadas PAR 2024 criaram um ambiente propício ao debate, com formação de grupos de discussão para abordar as questões mais urgentes no contexto do Trabalho Sexual.

Durante o evento, discutiram-se problemáticas atuais e procurou-se explorar soluções que trouxessem contributos para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadorxs do sexo. 

O ponto alto do evento foi a entrega dos Prémios AproXima-te 2024, os quais reconhecem projetos promotores da inclusão e do bem-estar das pessoas trabalhadoras do sexo.

Debate esteve “à roda” nas Jornadas PAR

Seis questões, distribuídas por seis mesas de trabalho (cada uma moderada por um facilitador experiente), foram debatidas pelos participantes das Jornadas PAR, os quais foram “rodando” entre mesas, permitindo a discussão de temas distintos por todos os elementos. 

À mesa, estiveram em discussão os temas: 

  • Alterações legislativas e políticas públicas (análise crítica da legislação atual, com foco em mudanças regulamentares que protejam as pessoas trabalhadoras do sexo e que combatam a exploração sexual);
  • Aspetos sociais e estigma (criação de estratégias de combate ao estigma social e promoção da aceitação dxs trabalhadorxs do sexo, por meio de iniciativas educativas e campanhas de sensibilização);
  • Condições de trabalho e Direitos Humanos (tornar o ambiente de trabalho seguro e proteger os direitos fundamentais das pessoas trabalhadoras do sexo);
  • Plataformas digitais em prol da segurança e melhores condições de trabalho (papel das plataformas digitais para aumentar a segurança dxs profissionais do sexo e melhorar as suas condições de trabalho, assim como a regulamentação dessas plataformas);
  • Acesso à saúde (estratégias para melhorar o acesso ao SNS, capacitação de profissionais e criação de políticas inclusivas e livres de estigma);
  • Perceção pública sobre o Trabalho Sexual (ações que as associações podem implementar no dia a dia que possam mudar a perceção pública).

Cooperação é a chave para a mudança

As Jornadas PAR Inter-equipas vieram reafirmar a importância da cooperação entre os vários atores do Trabalho Sexual (técnicxs, associações, coletivos, entre outros) para que a mudança — tão necessária — aconteça.

Deste evento emergiu o Fact Sheet abaixo, com todas as ideias que surgiram da discussão de ideias, o qual se pretende ser base de reflexão para mudanças positivas futuras. 

    Este encontro representou um momento essencial de escuta, troca e construção coletiva. A partir deste processo colaborativo com entidades nacionais, e com base nas necessidades reais do setor, reunimos medidas fundamentais para a melhoria das condições de vida e de trabalho dxs trabalhadorxs do sexo.

    O nosso objetivo comum continua a ser a promoção de condições laborais dignas e seguras para as PTS. Este documento é também reflexo do trabalho persistente e comprometido que cada uma das vossas organizações tem vindo a desenvolver ao longo dos anos.

    Title