Quais os comportamentos sexuais de risco e como evitar?
Comportamentos sexuais de risco são todos aqueles que, de alguma forma, aumentam o risco de contrair infeções sexualmente transmissíveis ou de uma gravidez indesejada. Usar métodos contracetivos de barreira, como o preservativo, é a melhor forma de termos sexo seguro.
As relações sexuais devem ser prazerosas, mas também conscientes. Assim, comportamentos que ponham a nossa saúde (e a dxs outrxs) em risco devem ser evitadas.
Sabe, aqui, quais são os comportamentos sexuais de risco e como podes evitá-los.
Quais são os comportamentos sexuais de risco?
Qualquer ato sexual que nos deixe vulneráveis a uma IST ou a uma gravidez indesejada (a nós ou ax parceirx) é considerado um comportamento sexual de risco. Falamos, assim, de relações penovaginais, orais, anais ou intercurso manual sem proteção.
Além destes, são considerados comportamentos sexuais de risco:
- Sexo com drogas (inclui-se o álcool e as metanfetaminas, por exemplo);
- Começar a atividade sexual muito jovem;
- Ter várixs parceirxs sexuais;
- Ter umx parceirx de alto risco (alguém com várixs parceirxs sexuais e/ou IST);
- Sexo anal sem lubrificação adequada (e sem preservativo);
- Relações sexuais com umx parceirx usuárix de drogas injetáveis.
Embora as pessoas trabalhadoras do sexo estejam mais expostas a comportamentos sexuais de risco, é possível protegerem-se através do uso consistente dos métodos contracetivos de barreira.
Como nos podemos proteger?
Mesmo quando conhecemos bem x nossx parceirx, não sabemos quais as suas relações anteriores nem conseguimos afirmar, com certeza, que essa pessoa não se relacionou com alguém que tinha uma IST.
Assim, antes de ter qualquer relação sem uma proteção de barreira, como o preservativo, é fundamental fazer exames para excluir qualquer infeção sexualmente transmissível.
Podes fazer testes rápidos de rastreios de IST em farmácias e laboratórios de patologia clínica/análises clínicas. Fala com x médicx de família para te passar as análises completas.
Quando temos relações sexuais com pessoas desconhecidas ou com quem não confiamos totalmente, é imprescindível o uso de preservativo em todos os atos sexuais.
Deves, também, evitar ter relações sexuais sob o efeito de drogas ou álcool, ou quando estás sob pressão, uma vez que estas situações aumentam a probabilidade de teres sexo não-seguro.
Ter relações sexuais não é (nem deve ser) um ato marcado pela ansiedade e pelo medo. Tomando as medidas preventivas corretas, como o uso do preservativo (ou diafragma) desde o início da atividade, é possível ter uma vida sexual ativa e livre de preocupações.
