Reduzir Riscos

Guia de apoio

Nesta página podes fazer o download do nosso Guia de apoio a trabalhadorXs do sexo.

Neste guia juntamos um conjunto de dicas, respostas práticas e informações importantes sobre saúde, segurança e direitos. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas que fazem Trabalho Sexual se sintam cada vez mais incluídas e trabalhem em segurança, independentemente das suas escolhas profissionais. Para Xs clientes de sexo pago, também há dicas importantes.

O Guia está em formato digital para que te acompanhe sempre e possas tirar dúvidas quando precisares.

Acrescentamos a este Guia, o conhecimento, ideias e opiniões de algumas organizações que trabalham diretamente com as pessoas que fazem Trabalho Sexual, bem como de trabalhadorXs do sexo. A participação de pessoas trabalhadorXs do sexo é essencial no combate à marginalização e na luta pelos seus direitos laborais.

trabalho-mais-seguro-guia-ebook.png

TRABALHO MAIS SEGURO

Guia prático de apoio a trabalhadorXs do sexo

Formato: PDF

Autor: Plano AproXima

ColaboradorXs:

  • Grupo Partilha de Vivências
  • Associação MTS – Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo
  • G.A.M.E.M. – Grupo de Apoio Mútuo Entre Mulheres
  • Carmo G. Pereira
  • Perversa Press

Design e paginação: Plano AproXima

Todos os direitos reservados:  

Sobre o Guia

Este Guia foi desenvolvido pelo Plano AproXima (Departamento de Responsabilidade Social do Classificados X) e conta com a colaboração de várias pessoas e entidades.

O Guia é disponibilizado gratuitamente e não pode ser comercializado. Pode, no entanto, ser reproduzido e/ou adaptado desde que se mencione sempre o seu autor (Plano AproXima).

Este guia pretende informar e esclarecer trabalhadorXs do sexo sobre temas do seu interesse, e não pretende, de forma alguma, incentivar, promover ou facilitar a prática do sexo com fins comerciais, ou que não resulte de uma vontade livre e esclarecida.

O que vais encontrar neste Guia?

No Plano AproXima acreditamos nos processos colaborativos e na importância da participação de todXs.

Neste guia contamos com a colaboração de várias entidades e pessoas que contribuíram com o seu conhecimento, e participaram na revisão dos textos, tendo sempre como base uma linguagem neutra e inclusiva.

Acreditamos que Xs trabalhadorXs do sexo devem ser respeitados, e que “o trabalho sexual é uma atividade geradora de rendimento e pode ser definida como uma troca consensual e voluntária de serviços sexuais por dinheiro e/ou bens (ou outros) entre duas pessoas adultas e autodeterminadas”. 

Grupo Partilha de Vivências (GPV) – criado em 2017 na cidade de Braga, este coletivo pretende, através das suas diversas ações, a criação de respostas sociais inovadoras com o intuito de dar respostas a pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Associação MTS – Movimento dxs Trabalhadorxs do Sexo – fundada em 2018, esta é uma organização portuguesa de representação e luta pelos direitos laborais dXs trabalhadorXs do sexo em Portugal. É dirigida e dinamizada, de forma horizontal, exclusivamente por profissionais e ex-profissionais do sexo.

MANAS / GAT. GAMEM (Grupo de Apoio Mútuo Entre Mulheres) – É um coletivo constituído por cerca de 55 mulheres, mulheres trans e pessoas não-binárias utilizadoras de drogas, na sua maioria trabalhadoras  do sexo em contexto de rua,  que reúnem regularmente no  Intendente, em Lisboa, num  espaço seguro – o manasaferspace.

Carmo G. Pereira – (Carmo Gê Pereira) é consultorx do MTS, e além de Educação Sexual para adultos, fornece serviços de aconselhamento sexual. 

A Perversa Press – é dinamizada por duas pessoas aliadas do MTS – Carmo Gê Pereira e Catarina Querido. A Perversa Press é o coletivo que fará a transposição e adaptação de partes do Guia para fanzines digitais de fácil impressão com poucos meios para distribuição/disponibilização em locais e contextos de Trabalho Sexual. 

Agradecemos também a participação do coletivo NZPC Aotearoa New Zealand Sex Workers Collective. Esta é uma organização da Nova Zelândia, dirigida por pessoas que fazem Trabalho Sexual e para pessoas que fazem Trabalho Sexual. Tivemos o consentimento deste coletivo para utilizar o Guia “Stepping forward booklet” como inspiração.

Quer estejas a iniciar a atividade ou trabalhes há algum tempo, é importante que conheças os riscos associados a esta atividade para que consigas promover a segurança no teu local de trabalho. Pessoas que já trabalhem na área são as que estão mais bem informadas e podem ajudar-te. Podes também contactar as diferentes associações que te vão ajudar com as questões de saúde, com material preventivo e testes gratuitos a infeções sexualmente transmissíveis (IST’s).

Neste capítulo temos dicas que te podem ajudar a diminuir o cansaço, para além de informações de segurança pessoal quer trabalhes em apartamento ou na rua. É muito importante saberes como agir em situações de violência.

Falamos também sobre os riscos de consumir certas substâncias, sejam depressores ou estimulantes.

Trabalhar mesntruadX é um problema com que muitas pessoas têm de se confrontar. Neste capítulo vais perceber como podes adaptar o teu ritmo de trabalho e respeitar o teu corpo e mente, para trabalhares de forma mais confortável durante esta altura do mês. 

Existem estratégias como o uso de esponjas, diafragma ou outras estratégias que podem ajudar.

A saúde no local de trabalho contribui para a qualidade de vida e bem-estar físico, mental e social. Para as pessoas que fazem Trabalho Sexual, é importante ter em atenção várias situações, como a prevenção de IST’s, os rastreios a doenças como a diabetes, hipertensão, a saúde mental e a prevenção de violência, entre outras.

No capítulo “Saúde Sexual” incluímos informação sobre preservativos, internos e externos, bem como lubrificantes e dental dams, dando ênfase à forma como devem ser utilizados de forma segura em todas as práticas.

O preservativo é muito importante. Mas o que se deve fazer quando este estoura ou acontece algum acidente? Existem medicamentos como a PrEP e a PPE essenciais na redução do risco de contrair HIV.

Falamos também dos exames que podes fazer regularmente para vigiar a tua saúde, para além de temas como sexo mais seguro para pessoas trans, porque acreditamos que todas as pessoas devem ser incluídas.

As infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) podem ter complicações graves na tua saúde. Neste capítulo vamos falar das mais comuns e das que podem dificultar o teu trabalho e colocar-te em risco.

Lembra-te que é normal que te sintas nervosX ao fazer um teste, mas as infeções sexualmente transmissíveis podem ser tratadas. Se tiveres um diagnóstico positivo, o primeiro passo é sempre procurar ajuda e seguir o tratamento até ao fim. Grande parte das infeções tem cura e todas têm tratamento.

Falamos também da importância da higienização de sex toys e de como deve ser feita dependendo do uso e material.

Falamos muito do risco de contrair infeções, mas também é importante estares protegidX de uma gravidez indesejada. Para não correres riscos o ideal será recorreres à chamada dupla proteção, isto é, para além do preservativo, usa outro método contracetivo. Desta forma, se o preservativo rebentar, continuarás protegidX. Como existem contracetivos barreira e contracetivos hormonais, vamos falar de todos para que decidas qual o que melhor se adapta a ti.

Para além destes temas, explicamos o que é a interrupção voluntária da gravidez (IVG), como se pode aceder à IVG e em que situações.

Neste capítulo falamos sobre alguns pontos importantes para clientes que recorrem ao sexo pago. Como cliente, para além de recorrer a um serviço, qualquer pessoa adulta e autodeterminada, pode ter um papel importante na redução de riscos mas também na segurança dX própriX trabalhadorX do sexo.

No site do Plano AproXima, temos um mapeamento com todas as associações parceiras, que fornecem serviços a pessoas que fazem Trabalho Sexual. No entanto, quisemos também incluir algumas destas associações no nosso Guia de Apoio, para que tenhas sempre contigo os contactos de que necessitas para trabalhar em segurança. 

Sempre que ocorrer alguma situação de perigo, como um incêndio, inundação ou mesmo uma situação de violência, é importante teres acesso rápido a contactos de emergência e outras linhas de apoio. Mantém estes contactos sempre num local visível, de preferência memorizados no telemóvel ou perto do telefone da casa, de modo a serem facilmente acedidos por qualquer pessoa.

Reunimos os contactos dos principais hospitais do país, para que saibas sempre onde deves ir em caso de emergência.

Sobre o Plano AproXima

O Plano AproXima é um projeto destinado a trabalhadorXs do sexo, independentemente do género, orientação sexual, nacionalidade ou condição social. 

Temos uma postura livre de moralismo e preconceito em relação ao Trabalho Sexual, pois acreditamos que todas as pessoas que decidiram seguir esta atividade profissional são autodeterminadas e devem ver garantida a igualdade de oportunidades e direitos fundamentais.

trabalho-mais-seguro-guia-ebook-tablet.png

TRABALHO MAIS SEGURO

Guia prático de apoio a trabalhadorXs do sexo