
Porque o preservativo sai? Sabe como evitar que aconteça
O preservativo externo pode sair do pénis durante a relação sexual por ser mal colocado ou por estar em más condições. Pode ainda sair depois da ejaculação, ao retirar-se de forma errada.
O preservativo é um método contracetivo muito eficaz, além de ser o método de barreira mais usado entre os casais, uma vez que é muito efetivo na prevenção de IST. No entanto, é fundamental que este esteja em bom estado e seja utilizado da forma correta.
É muito importante ter atenção à forma como colamos e retiramos o preservativo, assim como ter cuidado com o prazo de validade e o armazenamento correto.
Se não tomares as devidas precauções, além de o preservativo poder sair durante ou depois da relação sexual (ainda dentro da vagina ou ânus), ele pode romper-se, deixando-te vulnerável a IST.
Porque o preservativo sai e como prevenir que aconteça?
O preservativo pode sair do pénis durante a relação sexual, embora esta seja uma situação que raramente se verifica, especialmente se o preservativo for colocado e retirado da forma correta. Também é difícil acontecer se o material estiver intacto. Por essa razão, quando bem usado, a probabilidade de engravidar com preservativo e de contrair IST é quase nula.
Assim, a melhor forma de prevenires que o preservativo saia durante e depois do sexo é tomando medidas preventivas, as quais não passam de adotar os passos certos para colocação/retirada do preservativo e medidas de bom armazenamento.
Vejamos:
1 – Certifica-te que o preservativo está em boas condições
O preservativo, quando em boas condições, tem uma eficácia muito elevada. No entanto, basta uma pequena rutura que pode anular toda a proteção contra uma gravidez ou IST.
Portanto, antes de usares, verifica a data de validade que tem na embalagem. Avalia, também, o estado de conservação. Caso tenha sido guardado num ambiente quente, exposto ao sol, ou se estava guardado junto de objetos cortantes, é possível que não esteja em boas condições.
Descarta, igualmente, preservativos cuja embalagem esteja aberta, danificada, ou a verter líquido.
Caso, ao abrires a embalagem, percebas que o preservativo está pegajoso ou “sem cor”, não o utilizes.
2 – Coloca o preservativo da forma correta para evitar que ele saia
Colocar mal o preservativo pode fazer com que ele saia durante o sexo, deixando-te em risco para uma gravidez ou para o contágio de IST.
Assim, segue os passos abaixo:
- Abre a embalagem do preservativo com a ponta dos dedos, tendo cuidado com as unhas, anéis ou outros fatores que possam romper o preservativo;
- Verifica qual o lado correto e pressiona a ponta para remover todo o ar;
- Com os dedos ainda na ponta do preservativo (reservatório), coloca-o sobre a cabeça do pénis ereto;
- Desenrola, pouco a pouco, com a outra mão, até à base do pénis (ele deve estar totalmente coberto);
- Se quiseres, podes aplicar um lubrificante adequado ao material do preservativo para que a penetração seja mais fácil.
Nota: Durante a relação sexual, percebe se o preservativo está intacto e a cobrir todo o pénis. Se notares alterações, retira de imediato e coloca um novo.
3 – Retira o preservativo com o pénis ainda ereto
Uma das maiores causas de o preservativo sair dentro da vagina é não o retirar com o pénis ereto. Depois da ejaculação, o pénis perde volume e firmeza, deixando uma folga no preservativo. Nesse caso, é possível que ele saia no interior da vagina.
Portanto, o preservativo deve ser retirado logo depois da ejaculação, não dando tempo para que o pénis diminua.
- Segura o preservativo pela base;
- Agarra a ponta do preservativo com a outra mão e desliza-o para cima;
- Dá um nó e coloca no lixo.
O preservativo saiu e ficou dentro da vagina. O que fazer?
Se o preservativo saiu e ficou dentro da vagina, a primeira coisa a fazer é relaxar. Ficar nervosx não te vai ajudar. Vê se o preservativo está visível e se consegues tocar-lhe (podes pedir ajuda à/ao parceirx). Se sim, coloca-te numa posição confortável e retira o preservativo com os dedos, de forma calma e cuidadosa.
Atenção: Nunca utilizes objetos cortantes ou pontiagudos para tirar o preservativo de dentro da vagina. Além de romper o preservativo, pode causar uma infeção ou uma hemorragia interna grave.
Após teres retirado o preservativo, verifica se ele está intacto. Caso tenha rasgado, é possível que uma parte dele ainda esteja no interior da vagina.
Se não conseguires tirar o preservativo da vagina, marca uma consulta de ginecologia ou vai às urgências. O preservativo não deve ficar dentro da vagina por mais de duas horas.
Embora seja uma situação rara, o preservativo pode sair durante e após a relação sexual, não te protegendo de uma gravidez indesejada e de IST. É fundamental que os preservativos que usas estejam em boas condições e que sejam colocados e retirados da forma correta. Não deixes de procurar ajuda médica caso aconteça e realiza exames regularmente.