Qual a probabilidade de engravidar com preservativo?
O preservativo é muito eficaz na prevenção da gravidez. A probabilidade de engravidar com preservativo é de apenas 2%, desde que este seja usado corretamente.
Além de eficaz para proteger de uma gravidez indesejada, o preservativo é o melhor método de barreira contra IST. Portanto, se queres ter relações sexuais seguras, o preservativo mostra-se o teu melhor aliado.
Como evitar uma gravidez com preservativo?
O preservativo mostra uma eficácia de 98% na prevenção de uma gravidez, mas este tem de ser usado corretamente, desde o início da penetração, e tem de estar intacto. A partir do momento em que este rompe, a sua eficácia passa a zero.
Sendo assim, para garantires a tua saúde e prevenires uma gravidez indesejada, é importante que verifiques se o preservativo se mantém intacto durante toda a relação sexual.
Caso notes que o preservativo rompeu, interrompe o ato sexual e coloca um novo. Neste caso, é possível ocorrer uma gravidez, mesmo que não tenha ocorrido ejaculação. A pílula do dia seguinte é uma boa opção para evitar uma gravidez, mas não é um método de contraceção adequado, uma vez que pode ser prejudicial à saúde (utiliza apenas em último caso).
Fazer exames às IST também pode ser indicado. Marca uma consulta com x médicx de família ou procura um dos espaços para exames perto da tua residência.
Atenção: o método do coito interrompido (ejaculação fora da vagina) não é eficaz, apresentando uma falha de, aproximadamente, 20%. Além disso, esta prática não te protege de IST.
Como usar corretamente o preservativo?
A gravidez pode ser evitada com o uso correto do preservativo. Na verdade, a maior parte dos casos de gravidez decorrente de uma relação sexual com preservativo deve-se a erros de utilização, como não retirar o ar da ponta do preservativo, usar produtos fora da validade, abrir a embalagem com tesoura, utilizar lubrificantes inadequados.
Assim, antes de usares um preservativo, certifica-te que este:
- Está dentro do prazo de validade;
- Não ficou guardado muito tempo na carteira ou em outro local quente (pois o calor danifica o material);
- É do tamanho correto para o pénis.
Além destes fatores, assegura-te que:
- Há lubrificação suficiente para uma penetração fácil (a falta de lubrificação resseca o material, aumentando a probabilidade de romper);
- Usas um lubrificante à base de água, adequado para usar com preservativo;
- Abres a embalagem com os dedos, nunca com os dentes, tesoura ou outros objetos cortantes;
- Desenrolas o preservativo no pénis;
- Colocas o preservativo antes de acontecer a penetração;
- Não reutilizas o preservativo;
- Retiras o ar acumulado na ponta;
- O pénis é retirado da vagina antes de diminuir de tamanho.
Assiste ao vídeo seguinte para saberes como colocar o preservativo corretamente.
APRENDA: Como colocar uma camisinha CORRETAMENTE - YouTube
Como escolher o preservativo?
Existem diferentes tipos de preservativo, mas todos eles se mostram muito eficazes na prevenção de uma gravidez indesejada. A escolha de um preservativo é muito subjetiva e vai depender daquilo que mais gostas.
Vê aqui algumas opções.
Básico
O preservativo básico é feito de látex e é aquele que mais encontras no mercado (também são estes que disponibilizam gratuitamente nos centros de saúde e em outros espaços dedicados à entrega de material preventivo).
Antialérgicos ou livres de látex
Existem no mercado preservativos que não são feitos de látex, ideias para pessoas alérgicas a este material.
Com sabores
Para o sexo oral, preservativos com sabores são os preferidos. Tens à disposição uma variedade de aromas e sabores, como chocolate, morango, banana, entre outros.
Com gel espermicida
Este tipo de preservativo, além de ter lubrificante, tem também gel espermicida, aumentando a eficácia da prevenção de uma gravidez (pois este gel mata os espermatozoides).
Extrafino
Preservativos extrafinos, ou finíssimos, têm uma espessura menor do que os convencionais, ficando mais justos ao pénis. Estes dão maior sensibilidade durante o ato sexual.
Com gel retardante
Se quiseres uma relação sexual mais duradoura, tens também preservativos com gel retardante. Este gel reduz a sensibilidade do pénis, o que faz com que o orgasmo masculino não seja tão fácil de alcançar.
Quente e frio
Procuras novas sensações? Estes preservativos aumentam a sensação de prazer a ambxs xs parceirxs, uma vez que aquecem e arrefecem com os movimentos.
Com texturas
Existem ainda preservativos com texturas em alto relevo, aumentando o prazer para xs parceirxs.
Preservativo feminino (diafragma)
O diafragma é colocado no interior da vagina, cobrindo também toda a região externa da vulva. Este tipo de preservativo é mais eficaz na prevenção de contágio de IST, pois cobre uma maior área.
O preservativo é uma ótima opção para prevenir uma gravidez, mas também é o melhor método de barreira contra IST. Portanto, não deixes de te proteger quando tiveres uma relação sexual. A tua saúde está sempre em primeiro lugar.