APDES – Porto G

O Porto G é uma equipa de proximidade, estabelecida em 2008 no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA da Direção-Geral da Saúde (DGS), para integrar a luta nacional contra o VIH/SIDA.

O projeto conta com uma equipa multidisciplinar constituída por, enfermeirXs, técnicXs de saúde, jurista e psicólogXs, que se deslocam regularmente a vários pontos do grande Porto, ao encontro de pessoas trabalhadoras do sexo (PTS) em espaço indoor. A equipa disponibiliza serviços essenciais e adaptados para atender às necessidades específicas da sua população alvo. Desta forma a equipa estabelece um contacto direto, próximo e de confiança com as PTS.

Os serviços incluem a distribuição de material preventivo como preservativos internos e externos, lubrificante à base de água e bandas de látex. Sempre que necessário, X técnicX de saúde realiza a administração de vacinas, troca de pensos ou outros serviços de enfermagem. A equipa também disponibiliza gratuitamente, na sede ou em contexto de proximidade, testes de rastreio a infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) como HIV, sífilis, hepatites B e C. Todas as ações são realizadas com base na prevenção e no sentido de minimizar os riscos a que as pessoas que fazem trabalho sexual estão sujeitas.

O Porto G tem como missão melhorar as condições de vida das pessoas que fazem trabalho sexual, desenvolvendo também serviços de informação e sensibilização para a defesa dos direitos humanos, a melhoria das condições de trabalho e a redução da discriminação das pessoas que se dedicam ao trabalho sexual. A equipa também desenvolve atividades de acompanhamento, aconselhamento e apoio a estas pessoas, como ajuda na obtenção de documentação, acesso a serviços de saúde, educação, emprego ou direitos de cidadania com uma forte componente de advocacia.

A equipa do Porto G trabalha em parceria com várias entidades e associações, tais como a polícia, os serviços de saúde, os organismos governamentais e as associações de defesa dos direitos humanos. A abordagem do Porto G parte sempre da premissa de que “TRABALHO SEXUAL É TRABALHO!”.

Sede: Alameda Jean Piaget, n.º 100, apartado 1523, 4411-801 – Arcozelo, Vila Nova de Gaia, Portugal

Contacto: 927952067 |962301076

Email: [email protected]

Website: www.apdes.pt