Saúde Reprodutiva

Cuidados pré-natais para trabalhadorXs do sexo

Índice

Estar grávida e fazer trabalho sexual pode ser um desafio. A decisão de continuar a trabalhar ou não pode ser difícil, mas é apenas tua, deve ser respeitada e, seja como for, deves procurar ajuda médica e recorrer a alguém de confiança.
Cuidados pré-natais

Acompanhamento na gravidez

Se pretendes prosseguir com a gravidez marca uma consulta de obstetrícia no centro de saúde mais próximo de ti. 

Em Portugal, os cuidados pré-natais são gratuitos e estão disponíveis a todas as mulheres mesmo que estejam em situação irregular.

Através destas consultas saberás se tens uma gravidez saudável ou de risco. Terás acesso a exames de sangue, ecografias, suplementação de vitaminas e outros medicamentos necessários, aconselhamento sobre consumos de álcool, tabaco ou drogas, etc.

Índice

Trabalhar grávida

É importante saberes que:

  • O bebé está protegido pelo saco amniótico e pelos músculos do útero, mas estes não protegem o bebé da maioria das infeções sexualmente transmissíveis. Protege todas as práticas sexuais de forma consistente.
  • Em estados mais avançados da gravidez (2º ou 3º trimestres), o sexo aumenta as contrações e pode induzir o parto.
  • Fica atenta às posições mais desconfortáveis e se sentires dor muda de posição imediatamente.
  • Evita a posição de missionário (com o cliente em cima) ou outras que façam pressão sobre a barriga. Estas diminuem a circulação de sangue entre ti e X bebé, especialmente após a vigésima semana.
  • O sexo oral protegido é seguro. No entanto evita que o cliente sopre para a tua vagina, apesar de raro, pode causar embolismo e ser prejudicial para ti e para X bebe.
  • Se houver sangramento depois da relação sexual procura X teu médicX.