Infeções Sexualmente Transmissíveis

Clamídia

Índice

A infeção por clamídia é bastante comum, sendo causada por uma bactéria. Muitas vezes, esta infeção é assintomática e, por essa razão, continua a ser transmitida sem que os portadores saibam.
Clamídia causada por uma bactéria.

O que é a clamídia?

A infeção por clamídia é bastante comum e causada por uma bactéria. Muitas vezes esta infeção é assintomática e por esta razão continua a ser transmitida sem que os portadores saibam.

Quais os sintomas de clamídia

Os principais sintomas nas mulheres incluem:
  • Ardor e dor ao urinar.
  • Inflamação cervical .
  • Dor abdominal e corrimento anormal.

Índice

Quando não é tratada a doença pode evoluir para doença inflamatória pélvica e infertilidade.

Nos homens quando surgem sintomas, estes incluem:

  • Dor ou sensação de ardor ao urinar.
  • Dor testicular .
  • Corrimento uretral.

Tal como a gonorreia, se não for tratada a clamídia pode causar septicemia (infeção generalizada do sangue) e artrite. Esta bactéria pode causar Linfogranuloma venéreo (LGV), uma lesão cutânea, muitas vezes assintomática e que pode ser acompanhada por um aumento dos gânglios da zona da virilha. 

Esta infeção tem um período de incubação curto (cerca de 3 dias) e pode passar despercebida até que os sintomas se agravem. Se tens alguma úlcera genital, alguma inflamação no reto ou fistulas com um aumento dos gânglios, procura ajuda médica para avaliar a necessidade de realização de um exame para clamídia.

Como podes ser infetadX com clamídia

A clamídia transmite-se principalmente pela via sexual (vaginal, anal e oral) quando há contacto com fluidos genitais ou contacto entre genitais mesmo sem penetração. É importante lembrar que a clamídia pode ser transmitida através da partilha de objetos sexuais.

Tal como a gonorreia pode haver infeção de certas mucosas (como a ocular).

Pode haver transmissão de mãe para filhX durante o parto.

Como podes evitar clamídia

O uso de proteção (preservativo ou banda de latex) em todas as práticas sexuais é a forma mais eficaz de te protegeres desta infeção.

Como muitas vezes esta infeção é assintomática as pessoas sexualmente ativas devem fazer regularmente o teste.

Como tratar a clamídia

A clamídia é tratada com um antibiótico ou uma combinação de antibióticos. Como qualquer infeção o ideal é que seja diagnosticada numa fase inicial para que os sintomas não se agravem e não surjam complicações.

Nas situações mais graves como o LGV, a terapêutica é mais prolongada.