Prémio AproXima-te 2023

Entidades

Deixamos aqui informações sobre cada uma das entidades a votação.

A Acompanha – Cooperativa De Solidariedade Social, C. R. L. disponibiliza vários serviços a pessoas que fazem Trabalho Sexual. Os serviços incluem o rastreio a infeções sexualmente transmissíveis no centro de rastreio comunitário e nos apartamentos. Sempre que necessário é realizada a referenciação dos casos para confirmação de diagnóstico ou para realização de PrEP ou PPE. A equipa também faz distribuição de material preventivo como preservativos e lubrificantes.

Local: Peniche

A Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde – AJPAS, é um projeto de prevenção e rastreio do VIH, hepatites víricas (B e C) e Sífilis, dirigido, particularmente, a pessoas com uma maior vulnerabilidade a estas infeções. A equipa é constituída por um grupo de mediadores, que se deslocam a locais de concentração do público-alvo diminuindo a distância entre as pessoas através da proximidade de serviços. 

As atividades do projeto AJPAS incluem distribuição de material preventivo, como preservativos internos e externos, ou lubrificantes à base de água, também informação e sensibilização das populações alvo, para poderem adquirir conhecimentos e práticas adequadas de prevenção e controle de infeções.

Local: Sintra

O Porto G é uma equipa de proximidade, estabelecida em 2008 no âmbito do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA da Direção-Geral da Saúde (DGS), para integrar a luta nacional contra o VIH/SIDA.

O projeto conta com uma equipa multidisciplinar constituída por, enfermeirsx, técnicxs de saúde, jurista e psicólogsxs, que se deslocam regularmente a vários pontos do grande Porto, ao encontro de pessoas trabalhadoras do sexo (PTS) em espaço indoor.

A equipa disponibiliza serviços essenciais à população alvo, como a distribuição de preservativos internos e externos, lubrificante à base de água e bandas de látex. Sempre que necessário são realizados serviços de enfermagem, como administração de vacinas e pensos. A equipa também disponibiliza gratuitamente, na sede ou em contexto de proximidade, testes de rastreio a infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) como HIV, sífilis, hepatites B e C. 

Local: Porto; V.N.Gaia; Penafiel

A Associação para o Planeamento da Família (AFP) tem várias delegações pelo país e acompanha pessoas que fazem Trabalho Sexual. No entanto, possui um âmbito mais alargado, abordando temas como a saúde sexual e reprodutiva e a prevenção de comportamentos de risco junto de diversas populações. Esta associação distribui ainda material preventivo, realiza rastreios para deteção de infeções sexualmente transmissíveis e presta apoio social e jurídico. 

A APF é o membro português da IPPF – International Planned Parenthood Federation, a federação que reúne associações de planeamento familiar em quase todos os países.

Locais: Lisboa; Alentejo, Algarve e Porto

Criada em 1991, a Associação ABRAÇO (privada e sem fins lucrativos) presta auxílio a indivíduos infetados por VIH/SIDA, atuando igualmente na prevenção e deteção de novos casos. O projeto Abraço iniciou-se no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, a partir de um grupo de voluntários que se propôs a melhorar as condições hospitalares existentes e a apoiar pacientes de VIH/SIDA a nível social, material e psicológico, bem como as suas famílias.

Além dos serviços de rastreio comunitário, oferece serviços de educação em saúde, serviços de aconselhamento e apoio psicológico. Estes serviços são oferecidos gratuitamente para toda a população, independentemente da sua condição socioeconómica.

Locais: Porto; Braga, Aveiro, Lisboa, Setúbal, Funchal

A Associação Existências desenvolve ações de acompanhamento de pessoas que vivem com o VIH/SIDA e outras IST, através do projeto Adão e Eva II. O projeto desenvolve desde 2004 várias atividades que pretendem melhorar o conhecimento sobre o VIH/SIDA e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST), promover a adoção de comportamentos preventivos e responsáveis, assim como a prevenção da transmissão destas infeções.

Além disso, o projeto Adão e Eva II procura promover ações de sensibilização e informação para grupos diretamente afetados pelo VIH/SIDA e outras IST’s, como pessoas trabalhadoras do sexo e homens que têm sexo com homens, desenvolver ações de sensibilização e informação para o público em geral, sobre os cuidados de saúde que devem ser tomados para prevenir o VIH/SIDA e outras IST’s.

Local: Coimbra

A Associação Plano i é uma organização de direitos LGBTQI+. A Plano i, como organização de direitos LGBTQI+, pretende promover a igualdade, o respeito e a inclusão para todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de género. O Plano i desenvolveu a Casa Arco-íris, uma casa de acolhimento para vítimas de violência doméstica LGBTI. Disponibiliza também apoio psicológico especializado para criança se jovens vítimas de violência doméstica.

Locais: Porto, Braga

A SER+, Associação Portuguesa para Prevenção e Desafio à SIDA, é uma associação sem fins lucrativos que atua desde 1997, disponibilizando serviços a pessoas que já vivem com VIH e com outras populações vulneráveis ao VIH.

Um dos principais serviços disponibilizados, são os rastreios a IST’s. Os rastreios podem ser realizados na sede da SER+ em Cascais, por marcação, ou na unidade móvel por ordem de chegada. A Associação Ser+ possui também um Programa Alimentar.

Local: Cascais

A Associação Positivo, é uma I.P.S.S, anunciada em 1993 como Associação Positivo – Grupos de Apoio e Autoajuda, definida como espaço de apoio para as pessoas que vivem com o VIH/SIDA, seus familiares, amigos, parceiros/as, na zona da Grande Lisboa.

AAssociação Positivo trabalha com pessoas que vivem com o VIH/SIDA, disponibilizando apoios técnicos para a população que abrange: rastreio a infeções, consultas médicas, toma de PPE e PrEP, apoio interpar, acompanhamento psicológico, psiquiátrico, social e online, atividades de animação sociocultural. Desde há 15 anos, desenvolve uma resposta de proximidade com pessoas que fazem trabalhado sexual que intervém na área da Promoção da Saúde, proporcionando apoio médico, psicológico e social.

Local: Lisboa

O projeto Bússola oferece atendimento especial para lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros (LGBTI+) e os seus familiares e/ou entes queridos. O escritório fornece informações e apoio psicológico a indivíduos e famílias, faz a mediação com outras agências e incentiva a colaboração. Recentemente passou a fazer parte da Rede Nacional de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, atendendo pessoas LGBTI+ vítimas de violência (namoro, violência doméstica, bullying). Também visa facilitar uma variedade de atividades de informação e sensibilização e fornecer assessoria técnica a instituições e organizações sobre questões de orientação sexual, identidade e expressão de género.

Local: Guimarães

A Cáritas Diocese de Coimbra é uma organização privada de solidariedade social que presta apoio interdisciplinar social, sanitário, educativo e pastoral às comunidades dos cinco distritos da Região Centro.

A Caritas reconhece a sua responsabilidade social e tem desenvolvido as suas atividades ao longo do tempo para ajudar as pessoas, famílias e grupos social e economicamente mais desfavorecidos. 

O projeto Equipa de Rua “Reduz”, trabalha com pessoas trabalhadoras do sexo e também pessoas em situação de sem-abrigo dando respostas sociais essenciais.

Local: Coimbra

A Equipa de Rua Dá a volta!, é um projeto iniciado em novembro de 2008 e cofinanciado pelo SICAD (Serviço de Intervenção e Conduta na Toxicodependência) e pela Câmara Municipal de Ovar. Atua no quadro da redução de riscos e redução de danos numa perspetiva de saúde pública, intervindo junto de pessoas com comportamentos aditivos e aditivos e profissionais do sexo em toda a cidade de Ovar.

Os técnicos da Equipa de Rua Dá a Volta! distribui seringas (através de um programa de troca de seringas) e folha de alumínio, preservativos masculinos/femininos e lubrificantes, tem serviços médicos (enfermagem, teste de HIV/AIDS e sífilis, vacinação, farmacoterapia) e apoio ao uso de metadona.

Local: Ovar

O SMACTE é uma Equipa de Rua do Centro Social de Paramos, com base em estratégias e políticas de Redução de Riscos e Minimização de Danos, que acompanha pessoas maiores de idade, que apresentem consumos de substâncias psicoativas.  

Os seus principais serviços incluem, distribuição de material de consumo injetado e/ou fumado, preservativos internos e/ou externos e lubrificantes, pequenas refeições, roupas e material de higiene. A equipa presta cuidados de enfermagem e primeiros socorros, efetua a vacinação e rastreios rápidos, bem como terapêutica medicamentosa. Também são prestados à população, apoio psicossocial e apoio jurídico.

Local: Espinho

A Associação Crescer desenvolve desde 2001 vários projetos com foco na inclusão de grupos em situação de exclusão. Os seus programas incluem uma equipa de rua de intervenção alargada que presta assistência a pessoas em situação de sem-abrigo, atuando nos principais bairros de consumo de substâncias psicoativas da cidade de Lisboa. O projeto atua na área da prevenção de IST’s, aconselhamento e suporte psicológico, cuidados de enfermagem, rastreio de IST’s e educação para a saúde. A Crescer implementou em 2013 o projeto É UMA CASA, Lisboa Housing First.

Ao abordar questões como pobreza, discriminação e desigualdade, a Associação Crescer causa um impacto significativo na vida de indivíduos e comunidades em toda a região.

Local: Lisboa

A Florinhas do Vouga é uma equipa de intervenção direta, que atua junto de populações socialmente excluídas e de comunidades afetadas pelo fenómeno da toxicodependência. Nos últimos anos também começou a intervir com pessoas em situação de sem-abrigo, pessoas trabalhadoras do sexo e pessoas com doença mental. 
A Equipa de Intervenção Direta Florinhas do Vouga visa contribuir para a prevenção primária e secundária da toxicodependência, através da identificação precoce e intervenção junto da população que se encontra em risco de consumo de substâncias psicoativas. Esta equipa é composta por profissionais especializados, como técnicos e psicólogos, que atuam nas áreas de saúde mental, da toxicodependência e do desenvolvimento social.

Local: Aveiro

A Fundação Portuguesa” A Comunidade Contra Sida” é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, criada com o objetivo principal de prevenção do VIH/SIDA e apoio às pessoas que vivem com o vírus. Desenvolve um trabalho de sensibilização para a prevenção da infeção, bem como ações de apoio a pessoas portadoras do vírus HIV e às suas famílias. Os serviços disponibilizados incluem aconselhamento sobre prevenção, realização de testes de HIV e acompanhamento médico e psicológico.

Os Centros de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAOJ) da FPCCSIDA desenvolvem um trabalho de sensibilização relativamente ao impacto das doenças sexualmente transmissíveis, da importância da promoção e educação para a saúde e sexualidade nas escolas. Promove também a formação de voluntários e a autoformação de professores na área da sexualidade e SIDA.

Locais: Coimbra, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Setúbal

O Grupo de Ativistas em Tratamento possui um conjunto de projetos e serviços cuja missão é a promoção da saúde, a prevenção, o rastreio e o tratamento do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e de outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), Hepatites Virais e Tuberculose, a pessoas que vivem ou viveram com estas infeções e as suas consequências. 

O GAT possui em vários pontos centros de rastreio a IST’s e um centro anti-discriminação e combate ao estigma para com as pessoas com VIH. Disponibiliza serviços como distribuição de preservativos, testes gratuitos a IST’s, PrEP e PPE, encaminhamento para consultas de infeciologia, apoio por pares no acesso aos serviços de saúde. 

Locais: Almada, Setúbal, Mouraria, Intendente, Lisboa

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como objetivo prevenir a Infeção por VIH, apoiar as pessoas que vivem com o VIH/SIDA e alertar a sociedade para a epidemia.

A LPCS disponibiliza serviços gratuitos, como o rastreio anónimo ao VIH e outras IST’s, apoio jurídico, apoio hospitalar, apoio nutricional adaptado a pessoas que vivem com a infeção por VIH, apoio psicológico e social. Também dinamiza sessões de grupos de interajuda onde pessoas que vivem com a doença partilham experiências que ajudam a reduzir sentimentos de tristeza, revolta, isolamento numa lógica de ajuda pelo par. 

Locais: Lisboa, Odivelas

O Movimento de Apoio à problemática da SIDA (MAPS) é uma associação sem fins lucrativos cujo objetivo é apoiar a comunidade de pessoas infetadas pelo VIH e afetadas por várias problemáticas como situação de sem-abrigo, toxicodependência, emergência social e outras.

Disponibiliza serviços por todo o Barlavento e Sotavento Algarvio numa lógica de proximidade e redução de risco. As suas respostas sociais e de saúde incluem rastreio a infeções, distribuição de preservativos, encaminhamento para serviços de saúde (PPE e PrEP), serviço de apoio domiciliário e acompanhamento psicossocial. 

Locais: Albufeira, Armação de Pêra, Faro, Lagoa, Loulé, Portimão, Quarteira, Tavira

A Associação Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental (ONG) de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento que apoia pessoas que utilizam Drogas, trabalhadores sexuais, pessoas em situação de sem-abrigo e migrantes.

Esta organização desenvolve projetos na área da Saúde, em contexto nacional e internacional, em várias áreas de intervenção, nomeadamente VIH/SIDA, Saúde Mental, apoio Psicossocial, Redução de Riscos e Minimização de Danos e Exclusão Social. Os seus serviços incluem um trabalho de proximidade realizado por equipas móveis, o rastreio de infeções em centro fixo, cuidados de enfermagem, distribuição de preservativos e material para consumo de consumo. 

Locais: Barcelos, Lisboa, Porto

A Mundo A Sorrir é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), fundada em julho de 2005 no Porto, que promove a Saúde e a Saúde Oral como um direito universal junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica e pessoas com VIH.

No âmbito do projeto são realizadas consultas de Medicina Dentária com base num plano de tratamento individualizado, apoio psicossocial no decorrer do plano de tratamento, e acompanhamento após o tratamento para estabelecer hábitos de higiene oral saudáveis. 

Locais: Braga, Cascais, Lisboa, Porto

O Centro de Acolhimento e Orientação à Mulher (CAOMIO) das Irmãs Oblatas acompanha mulheres cis e trans, trabalhadoras do sexo para promover a sua inclusão social. As equipas de rua complementam o trabalho do centro de acolhimento, ao irem ao encontro das mulheres nos contextos em que se movimenta, numa lógica de proximidade. 

Os serviços disponibilizados incluem consultas de psicologia, apoio jurídico, apoio à empregabilidade, banco alimentar, distribuição de material preventivo como preservativos e lubrificantes, realização de testes rápidos a IST’s, consultas de ginecologia e cuidados de enfermagem. 

Local: Lisboa

O projeto Emprego Primeiro – Porta Aberta | Agência de Empregabilidade é uma resposta integrada dirigida à empregabilidade de grupos em situação de vulnerabilidade. O seu público-alvo inclui pessoas com consumos de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, pessoas em situação de sem-abrigo, trabalhadores do sexo e migrantes.

Na sua atuação prestam apoio especializado na área de empregabilidade, mentoria, apoio psicológico, apoio para entidades empregadoras na procura de incentivos e perfis de candidatos.

Locais: Lisboa

O Serviços de Assistência organizações de Maria (SAOM) é uma instituição privada de solidariedade social com vários serviços disponíveis no âmbito da reinserção e apoio social a idosos, jovens e pessoas em situação de sem-abrigo.

A equipa de rua da SAOM visa minimizar os riscos associados ao consumo de substância e criar condições de proximidade para apoiar xs consumidores no processo de desabituação e reinserção social. 



Local: Porto