GAT Almada

O GAT Almada (polo Laranjeiro) é um centro de base comunitária que iniciou a sua atividade em 15 de setembro de 2021, e tem como missão promover a saúde sexual e prevenir infeções sexualmente transmissíveis (IST’s). O seu trabalho visa reforçar o conhecimento e a consciência das pessoas sobre o risco de infeção e os métodos de prevenção, bem como fornecer acesso a serviços de saúde sexual de qualidade e ajudar as pessoas a reconhecer os seus direitos e a tomar decisões responsáveis sobre a sua saúde sexual.

A equipa multidisciplinar constituída por técnicXs comunitários, técnicos de saúde e de serviço social, oferece um leque vasto de serviços anónimos e gratuitos como o rastreio rápido de infeções com aconselhamento em saúde sexual, prevenção de infeções sexualmente transmissíveis (ISTs), práticas de sexo seguro, distribuição de preservativos. Além disso, fornece informações sobre HIV/Sida para a população e atividades de sensibilização. O GAT Almada também oferece serviços de apoio psicológico a pessoas infetadas com o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

O GAT Almada encaminha os resultados reativos e pessoas interessadas na toma de PrEP, para o Hospital Garcia de Orta, uma iniciativa descentralizada para apoiar o acesso aos cuidados de saúde. Esta consulta disponibiliza serviços de prevenção de VIH/SIDA a todos os cidadãos que correm risco de infeção e não estão em tratamento prévio.

A Consulta de PrEP oferece aos pacientes serviços de aconselhamento, testes de diagnóstico e tratamento do VIH/SIDA, incluindo medicamentos pré-exposição (PrEP). Os profissionais de saúde desta consulta também dão orientação sobre comportamentos de risco e sobre as melhores estratégias de prevenção relativamente ao VIH/SIDA.

A equipa faz o acompanhamento às consultas de especialidade (VIH, hepatites virais, infeções sexualmente transmissíveis) e a realização de exames complementares de diagnóstico, também fornece serviços de apoio social, no acesso aos cuidados de saúde.

Sede: Edifício Luís de Camões; Rua Luís de Camões, n.º 14, r/c, 2810-252 Almada

Contacto: 910250553

Email: [email protected]

Website: www.gatportugal.org/servicos/gatalmada_25

Facebook: https://www.facebook.com/GATPortugal/