Associação Abraço — Delegação Setúbal

A Associação Abraço tem desde 2023 um protocolo assinado com a Câmara Municipal de Setúbal, que permite desenvolver as suas principais atividades no Edifício Bocage em Setúbal. 

A Associação Abraço tem desenvolvido ao longo dos anos diversas iniciativas que visam promover a saúde, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento de pessoas infetadas pelo VIH. A sua missão inclui o apoio às famílias das pessoas infetadas, através de informação e sensibilização, apoio clínico, psicológico e social, bem como promover a adoção de políticas sociais de excelência e melhorar as condições de vida de todas as pessoas desfavorecidas e em situação de vulnerabilidade. 

Os serviços disponibilizados nas instalações da Abraço incluem, aconselhamento, distribuição de material preventivo, apoio, social e rastreio de VIH e outras infeções como a hepatite B e C, e sífilis. Os serviços são gratuitos e oferecidos a todas as pessoas que desejam realizar o teste. O teste é realizado por profissionais qualificados e experientes, e os resultados são fornecidos no momento. Os casos reativos, são devidamente referenciados para o Sistema Nacional de Saúde para existir uma resposta atempada para confirmação do diagnóstico e tratamento.

A Abraço foi a primeira instituição particular em Portugal de solidariedade social sem fins lucrativos de apoio a pessoas infetadas e afetadas pelo vírus VIH. criada com o objetivo de prestar serviços sociais, de prevenção, diagnóstico e tratamento, a pessoas infetadas pelo VIH/SIDA e comunidade em geral. A Associação nasceu a partir do trabalho desenvolvido por um grupo de voluntários com o propósito de promover e melhorar as condições hospitalares e apoiar, a nível psicológico, social e material, pessoas infetadas pelo VIH/SIDA e as suas famílias, no Hospital Egas Moniz, em Lisboa. Para contactar a Delegação de Setúbal da Abraco, envie um email para: [email protected].

Sede: Avenida 5 de Outubro, n.º148, 4.º L,  Edifício Bocage, 2900-309 Setúbal

Contacto: 265228882

Email: [email protected]

Website: https://abraco.pt/