Centro de Aconselhamento e Deteção do VIH/SIDA Porto (CAD VIH/SIDA Porto) /ACES Porto Ocidental

O Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH/SIDA do Porto (CAD VIH/SIDA Porto) atua desde 2002 inserido no ACES Porto Ocidental (Agrupamento de Centros de Saúde). O projeto procura promover e melhorar a saúde das pessoas contribuindo para a prevenção de infeções sexualmente transmissíveis, em especial o VIH, bem como para o seu diagnóstico precoce e tratamento atempado. Através dos seus serviços o CAD presta apoio a quem faz Trabalho Sexual e não só, uma vez que todos os serviços são disponibilizados de forma gratuita e confidencial às pessoas que recorrem ao centro.

A equipa multidisciplinar do CAD é composta por médicos, enfermeiros e outros técnicos de saúde e apoio social. Os serviços incluem o rastreio ao VIH, às hepatites B e C, e à sífilis, distribuição de material preventivo, como preservativos e gel lubrificante, aconselhamento sobre práticas sexuais de menor risco, consultas de enfermagem e de psicologia, bem como apoio social.

O CAD possui um centro de atendimento fixo, onde qualquer pessoa pode realizar testes rápidos de deteção a infeções e ter acesso a material preventivo. No serviço existe também a possibilidade de acompanhamento psicológico a pessoas que foram diagnósticas com infeções sexualmente transmissíveis ou que tenham dúvidas sobre métodos preventivos. Também existe a possibilidade de encaminhamento para consulta de especialidade de VIH e outras IST e, para pessoas que se consideram em risco elevado de adquirir VIH através das suas práticas sexuais, a referenciação para consultas de Prevenção Pré-Exposição (PrEP) e Prevenção Pós-Exposição (PPE). O atendimento no centro fixo deve ser feito mediante marcação prévia através de telefone ou email.

Outra das principais valências da equipa é a existência de uma unidade móvel, lançada em 2006, que percorre vários pontos da cidade nos dias úteis. Uma forma a estar mais perto das pessoas e facilitar o acesso ao teste rápido. O atendimento é efetuado por ordem de chegada e sem necessidade de marcação. Todos os meses é disponibilizada a calendarização dos atendimentos da carrinha.

Sede: Rua da Constituição, n.º 1656, 4250-162 Porto

Contacto: 220412250 | 961314380

Email: [email protected]

Website: http://acesportoocidental.org/pt/centro-de-aconselhamento-e-detecao-do-vihsida

Facebook: https://www.facebook.com/CADPORTO